Túnel ligará o trem ao metrô

A estação da Trensurb no Mercado Público e o terminal metroviário no Centro serão conectados por trecho percorrido a pé

Apesar das mudanças no trajeto original, que distanciaram o metrô de Porto…

A estação da Trensurb no Mercado Público e o terminal metroviário no Centro serão conectados por trecho percorrido a pé

Apesar das mudanças no trajeto original, que distanciaram o metrô de Porto Alegre dos trilhos da Trensurb, o novo sistema de transporte não estará tão longe dos trens metropolitanos como se supôs inicialmente. O prefeito da Capital, José Fortunati, confirmou ontem que, já na primeira fase das obras, deverá ser construída uma ligação subterrânea entre os dois serviços para garantir a integração.

Desde que a discussão em torno do metrô ganhou força, diferentes percursos foram sugeridos e discutidos. Mesmo distintos, todos convergiam em pelo menos um ponto: para desafogar o trânsito na superfície, o itinerário escolhido deveria unir os dois modais em uma ou mais estações comuns.

No projeto final, porém, as duas linhas acabaram afastadas para contemplar exigências financeiras do governo federal – se extrapolasse o teto de R$ 2,4 bilhões, a proposta corria o risco de ser barrada. A modificação pôs em dúvida a funcionalidade do novo sistema e desencadeou críticas. – É inconcebível pensar o metrô sem essa ligação. Existiram vários traçados antes desse, e todos já apontavam isso. É uma unanimidade – diz o professor de Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), João Fortini Albano.

Ontem, Fortunati garantiu que as linhas terão pelo menos duas conexões. A promessa é de que a primeira delas – junto à estação Mercado, da Trensurb – seja construída na etapa inicial das obras, em quatro ou cinco anos.

Conforme o prefeito, isso será possível porque, além de acessos na Esquina Democrática e em outros pontos a serem definidos no Centro, o metrô contará com uma entrada no Largo Glênio Peres, defronte ao Mercado Público. A intenção é que, a partir dali, seja escavado um túnel, de 200 metros, até a parada da Trensurb. – A construção do túnel está certa. Mas ainda precisamos resolver o problema da integração das passagens – adiantou Fortunati.

A outra ligação está prevista apenas para a segunda fase das obras. A ideia é que contemple a estação Farrapos e o terminal Cairu (veja o mapa) e que seja feita por um aeromóvel. Outra alternativa, segundo o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, seria fazer uma bifurcação da linha 1. Embora concorde que a junção é importante, Kasper é cauteloso ao tratar do assunto: – Tudo isso ainda precisa ser avaliado e discutido. Temos cinco anos pela frente. E quem decide é a prefeitura.

Cinco pontos sobre o metrô

1) No início, será construída um túnel no Centro, ligando o metrô à estação Mercado. Depois, deve ser feita a ligação entre o terminal Cairu, do metrô, e a estação Farrapos.

2) No Centro, o metrô terá vários acessos, em diferentes pontos, como acontece nas estações centrais dos principais metrôs do mundo. O ponto principal ficará na Esquina Democrática.

3) Haverá uma estação de metrô próxima à rodoviária, sob a elevada da Conceição. Dali, as pessoas poderão se deslocar ao terminal. Será definido como facilitar e tornar mais seguro o acesso.

4) O aeroporto estará incluído de forma indireta. O terminal estará ligado à linha da Trensurb por meio do aeromóvel, previsto nas obras da Copa, e o trensurb estará conectado ao metrô.

5) A intenção da prefeitura é que a integração de tarifas ocorra, mas isso ainda dependerá de uma negociação entre município e governo federal.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais