“Um e-commerce é criado para atender dores, expectativas e desejos de consumidores”

Terceiro painel da 8ª FBV, realizado na segunda-feira (16), debateu o papel do marketing digital no mundo do varejo.

A 8ª edição da Feira Brasileira de Varejo (FBV), que ocorre de forma virtual e remota durante as segundas-feiras de agosto, apresentou, na última segunda-feira (16), o terceiro painel do evento com a participação da CEO do Grupo Orna, Débora Alcântara, e do CEO da Transformando Likes em Vendas, Dudu Carvalho, com a mediação do head do Co.nectar Hub e CMO do Sindilojas Porto Alegre, Marcelo Paes. A conversa “Marketing Digital: opção ou necessidade?” discutiu a importância de usar estratégias de vendas a partir das redes sociais e de outras plataformas para conquistar clientes no comércio online.

Marcelo Paes (mediador, esq.), Dudu Carvalho (dir.) e Débora Alcântara conversaram sobre marketing digital na noite de segunda-feira (16).

No bate-papo, os empreendedores compartilharam conhecimentos a respeito do papel do marketing digital para o varejo e também abordaram a necessidade de usar as mídias sociais para se aproximar das pessoas e fazer vendas online. De acordo com Débora Alcântara, é fundamental pensar na forma de se comunicar com os consumidores. “O relacionamento é extremamente relevante, principalmente no digital. Quando falamos de venda na loja física, sabemos que estamos nos relacionando com um cliente e buscamos gerar confiança para que um produto seja adquirido. No site e no ambiente online é a mesma coisa. É preciso, por meio dos recursos digitais, estimular essa confiança e explicar o que for necessário para não restar nenhum tipo de dúvida na hora da compra”, afirmou.

Também foi falado sobre as mudanças impostas pela pandemia na forma de consumo, como por exemplo, a maneira de comprar e vender no ambiente digital. Para Dudu Carvalho, é imprescindível cada vez mais conexão entre lojas virtuais e físicas, sem que exista uma separação da forma de lidar com os clientes, que devem desfrutar de uma experiência integrada e completa. “Não podemos esquecer que todo o processo se trata de pessoas. Um e-commerce é criado para atender dores, expectativas e desejos de consumidores. Então, é necessário que se tenha um relacionamento e uma aproximação com o cliente para tornar essa vivência cada vez melhor”, pontuou.

Embora seja cada vez mais necessária a presença de marcas em redes sociais, não é possível estar em todas as plataformas, portanto é imprescindível saber em quais redes estão os clientes do negócio. O CEO da Transformando Likes em Vendas defende que a maior parte do marketing digital está no planejamento. “A rede social e a estratégia digital começam com lápis e papel, sendo que em 70% do tempo, você vai escrever grandes ideias mirabolantes e vai ter que refazer tudo. A parte de produzir o conteúdo e colocar na rede é só o final. O trabalho pesado está na precificação, na estratégia de produto, entender quem é o seu cliente, entender como e quando fazer uma promoção. Isso tudo você tem que fazer planejando”, explicou, Dudu.

Ao fim do painel, a CEO do Grupo Orna trouxe algumas dicas para os lojistas venderem mais na Internet por meio de planejamento estratégico e trabalho com criadores de conteúdo. “Primeiro passo, dá uma atenção importante para como você está hoje no digital, como você deseja ser visto e o que deve ser feito para melhorar e atingir os seus objetivos. Depois, comece a pensar quem são os influenciadores do seu nicho. É interessante pensar em mapear aqueles regionais, que podem levar gente para a sua loja. É essencial também avaliar a coerência, o que essa pessoa fala, ver se é legal o que ela transmite, pois você vai estar fazendo, acima de tudo, uma associação de imagem, no campo institucional, que vai muito além de vendas e negócios”, finalizou.

Sobre a 8ª FBV Online

Os painéis da 8ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) acontecem às 19h30, nas segundas-feiras do mês de agosto (23 e 30) e, pela primeira vez, realizados no formato online com foco principal na capacitação de profissionais do setor por meio de conteúdos relevantes. O evento reúne grandes nomes do varejo que compartilham conhecimento e experiências para o desenvolvimento dos negócios e das pessoas. As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.feirabrasileiradovarejo.com.br.