“Uma cultura de dados permite o ganho de velocidade para agir”, destaca Rafael Sbarai em palestra na Feira Brasileira do Varejo

Jornalista do O Globo, mestre em Tecnologia e Mercado, provocou os varejistas a se inspirarem nas Big Techs para alavancarem seus negócios.

Crédito: Larry Silva

A 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) realizou o segundo dia de atividades nesta quinta-feira, 25. A iniciativa, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, contou, mais uma vez, com uma diversidade de atrações, com o objetivo de proporcionar aos visitantes, em sua grande maioria varejistas e profissionais ligados ao setor, uma verdadeira imersão para quem deseja aprimorar o seu negócio. Tecnologia esteve entre os temas debatidos durante a tarde no palco principal de palestras, onde o jornalista Rafael Sbarai, do grupo O Globo, levou uma série de provocações ao público, com a apresentação “Potencializando Negócios: Como a Cultura de Big Techs e a Área de Produto podem impactar e impulsionar o sucesso do varejo”.

Por meio de reportagens e de informações das quatro principais gigantes da tecnologia – Amazon, Facebook, Apple e Google –, o palestrante mostrou aos pequenos e médios varejistas como é possível seguir os passos dessas empresas, cada uma dentro da sua realidade, para estar em constante evolução. Ter o foco no usuário é um deles. “Com base em diversos estudos, podemos concluir que a experiência é fator unânime entre aquilo que os clientes mais valorizam”, destacou.

“Falamos muito no consumidor final, mas, por dia, quanto tempo você gasta pensando nele?”, provocou o jornalista. As bigtechs, segundo o estudioso, gastam não só tempo, como realizam grandes investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento, e fazem isso para entender a fundo o universo do seu cliente. “Por esse motivo, podem cometer uma quantidade gigantesca de erros que ninguém percebe, já que a capacidade para corrigir caminha na mesma proporção”, comparou.

Ainda segundo o jornalista, tudo deve ser baseado em dados. “Transforme tudo em planilha, comece a mapear os passos dos seus clientes para, então, em um segundo momento, traçar suas estratégias”, aconselhou. “Qual foi o último teste que você fez? Qual foi a última estratégia baseada em métrica de resultados? Todos os dias, essas empresas analisam isso. E você, faz isso? Precisamos dar atenção aos dados, sempre”, finalizou.

Serviço:

10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS)

Inscrições e aquisição de ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.