Uma lição de neuromarketing

Professor Pedro Calabrez Furtado explica por que as experiências negativas marcam mais do que as positivas

Sempre me perguntam quais lições o neuromarketing pode trazer àqueles que nunca investiram ou que não têm verba para investir em pesquisas de mapeamento cerebral.

É comum acharem que o neuromarketing é apenas uma técnica de pesquisa, uma ferramenta. Mas ele é muito mais do que isso. É um campo do conhecimento amplo, rico em insights e lições para todos que se interessam pela mente do consumidor.

Para exemplificar, falarei sobre o que conhecemos em neurociência e psicologia como “viés de negatividade”. Imagine dois estímulos de intensidade igual: um positivo e um negativo. O que acontece com o cérebro de uma pessoa quando se depara com tais estímulos? Sua atenção se voltará para o negativo. Suas emoções se ativarão com maior intensidade perante o negativo, e seu cérebro formará memórias mais marcantes do negativo.

Estímulos negativos e positivos não têm o mesmo “peso” para o nosso cérebro. Uma pequena experiência negativa é capaz de arruinar uma grande experiência positiva. Os exemplos são diversos: mosca na comida, risco no carro novo, mancha na roupa, a “mancada” que acaba com uma antiga amizade.

Uma pequena experiência negativa é suficiente para que o consumidor lembre-se da sua marca, produto ou serviço de maneira negativa – mesmo que você tenha feito todo o resto de maneira positiva! É assim que nosso cérebro interpreta o mundo.

Evite produzir emoções negativas. Como nem sempre é possível evitar, tenha uma política clara de gestão de crises. O cérebro não é uma balança de medidas iguais: para recuperar uma experiência negativa, é necessário produzir uma experiência positiva muito maior.

Pedro Calabrez Furtado é sócio-diretor da NeuroVox e professor de Pós-Graduação da ESPM.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais