Varejo completa seis meses consecutivos de crescimento de volume de vendas
O comércio varejista completou em outubro seis meses consecutivos de taxas positivas em volume de vendas e de 10 meses em receita nominal. Em outubro, o varejo teve aumento de 0,4% no volume de vendas em…
O comércio varejista completou em outubro seis meses consecutivos de taxas positivas em volume de vendas e de 10 meses em receita nominal. Em outubro, o varejo teve aumento de 0,4% no volume de vendas em relação a setembro. Já a receita nominal cresceu 1,3%.
Entre as 10 atividades do comércio, cinco registraram variações positivas: veículos e motos, partes e peças (6,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,7%), tecidos, vestuário e calçados (1,4%). Já equipamentos e material para escritório, informática e comunicação registraram a maior queda (10%).
Na comparação com outubro de 2009, todas as atividades tiveram aumento, com destaque para livros, jornais, revistas e papelaria (15,9%). O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo deu a maior contribuição (37%) para a taxa global do varejo. O resultado, segundo o IBGE, é fruto do crescimento da massa de rendimento real habitual dos ocupados (10,8% sobre outubro de 2009, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego), embora tenha havido alta de preços de 6,9% no grupo alimentação no domicilio, acima da inflação global medida pelo IPCA (5,2%), no acumulado dos últimos 12 meses.