Varejo completa seis meses consecutivos de crescimento de volume de vendas

O comércio varejista completou em outubro seis meses consecutivos de taxas positivas em volume de vendas e de 10 meses em receita nominal. Em outubro, o varejo teve aumento de 0,4% no volume de vendas em…

O comércio varejista completou em outubro seis meses consecutivos de taxas positivas em volume de vendas e de 10 meses em receita nominal. Em outubro, o varejo teve aumento de 0,4% no volume de vendas em relação a setembro. Já a receita nominal cresceu 1,3%.

Entre as 10 atividades do comércio, cinco registraram variações positivas: veículos e motos, partes e peças (6,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,7%), tecidos, vestuário e calçados (1,4%). Já equipamentos e material para escritório, informática e comunicação registraram a maior queda (10%).

Na comparação com outubro de 2009, todas as atividades tiveram aumento, com destaque para livros, jornais, revistas e papelaria (15,9%). O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo deu a maior contribuição (37%) para a taxa global do varejo. O resultado, segundo o IBGE, é fruto do crescimento da massa de rendimento real habitual dos ocupados (10,8% sobre outubro de 2009, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego), embora tenha havido alta de preços de 6,9% no grupo alimentação no domicilio, acima da inflação global medida pelo IPCA (5,2%), no acumulado dos últimos 12 meses.

Veja também

    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais
    Noticias

    Reforma Tributária em debate: entidades e Sefaz reunidos em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Último Dia da NRF 2025 destaca experiências imersivas

    Veja mais