Varejo cresce pelo quarto mês consecutivo e registra alta de 3,3%

Indicador de varejo da Mastercard indica que o momento é melhor do que o segundo trimestre do ano, que também registrou alta de 1,1%. Confira

Em agosto, o varejo brasileiro apresentou o quarto mês de alta consecutiva de vendas totais com crescimento de 3,3%, excluindo as vendas de automóveis e materiais de construção. O levantamento foi feito pelo SpendingPulse, indicador de varejo da Mastercard, que usou como base comparativa o mesmo mês em 2016.

Segundo o indicador, a média de crescimento dos últimos três meses foi de 3% quando comparados ao mesmo período de 2016. O número também é maior do que o segundo trimestre deste ano, cuja média de expansão registrou 1,1%.

Setores

Supermercados, artigos farmacêuticos, material de construção, móveis e eletrodomésticos tiveram crescimento acima do indicador de vendas totais. Os setores de artigos de uso pessoal e doméstico, vestuários e combustíveis tiveram desempenho na média.

O comércio eletrônico também cresceu em relação a agosto do ano passado. Conforme o monitoramento, o e-commerce saltou 19,2% em agosto, mantendo as taxas de crescimento fortes e perenes.

No canal digital, os setores de móveis e vestuários tiveram a melhor taxa de crescimento, enquanto hobby & livraria, eletrônicos e artigos farmacêuticos tiveram um desempenho menor do que a média do canal.

Regiões

Quando separados por regiões, o Norte (3,3%), Sul (4,5%) e Sudeste (3,5%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Nordeste (2,6%) e Centro-Oeste (0,5%) ficaram abaixo do crescimento registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período de 2016.

Fonte: No Varejo