Varejo Digital com foco no cliente é destaque do Café com Lojistas

Como vender mais foi um dos temas levantados por Augusto Rocha, palestrante desta edição

Na medida em que o final do ano se aproxima, uma pergunta unânime surge na cabeça dos lojistas: o que fazer para vender mais? Existem diversos caminhos possíveis. Na última terça-feira (25), durante Café com Lojistas, uma das alternativas eficientes para isso foi o mote da reflexão provocada pelo palestrante Augusto Rocha: o CRM.

Conheça abaixo alguns dos pontos trazidos por ele, que é VP de Vendas e Marketing da Pmweb e co-fundador da Oto CRM, em sua palestra de tema “O lugar do varejo no digital”.

Investimento x retorno obtido

Mídias como o Google, Instagram, Facebook e Youtube foram citadas por Rocha como os canais mais procurados pelas marcas que querem melhorar resultados. No entanto, no seu entendimento, nem sempre essas mídias são usadas pelos anunciantes da forma adequada. “Isso acontece porque na maior parte das vezes a gente não identifica o cliente. Não busca entender o motivo de ele estar procurando determinado produto, como podemos chamar a atenção dele, quais as artimanhas que podemos usar. Portanto, no fim das contas, este acaba não sendo um investimento inteligente”, analisou.

O cliente está dentro da loja

O primeiro passo antes de colocar dinheiro nos canais digitais, de acordo com Rocha, é estudar como falar com os clientes de forma direta. Para essa finalidade existe o CRM, ferramenta de coleta de dados que permite analisar o comportamento, as preferências e o histórico de compra das pessoas. “Pelo CRM, conseguimos entender a jornada completa, o ‘micromomento’ do cliente na sua trajetória de compra”, explicou. “A partir daí, podemos analisar como trazê-lo de volta para a nossa loja. Quando descobrimos isso, conseguimos fazer as pessoas voltarem, seja no físico ou no digital.”

Foco no cliente vem com treinamento

Outro ponto levantado pelo palestrante quando se trata de investimento foi a falta de atenção com quem está diretamente em contato com o cliente. Na visão de Rocha, a maioria das pessoas investe em site, em reforma e melhorias no visual da loja, mas não investe em treinamento para o vendedor e o atendente. “Está errado. Tem que investir nesse pessoal, pois são essas pessoas que devem estar no centro da transformação digital para que você consiga conhecer mais sobre o seu cliente”, enfatizou.

Esta edição do Café com Lojistas ocorreu em formato especial, ao final da tarde, na sede do Co.nectar Hub. A iniciativa contou com o patrocínio das empresas Pronto Brindes, Mujica Pastelaria,

Confira as próximas iniciativas de capacitação do Sindilojas Porto Alegre e inscreva-se! Clique aqui para acessar a agenda.