Varejo está engajado em formar profissionais

O treinamento de mão de obra na construção também aproveita as vantagens da transmissão por satélite para ampliar seu alcance. No País, 241 lojas participam da plataforma de negócios Doutores na…

O treinamento de mão de obra na construção também aproveita as vantagens da transmissão por satélite para ampliar seu alcance. No País, 241 lojas participam da plataforma de negócios Doutores na Construção, que oferece treinamento em cinco áreas: alvenaria, hidráulica, elétrica, pintura e revestimento.

As lojas participantes disponibilizam espaços para a realização das aulas, à noite. O curso é comandado a partir de um estúdio em São Paulo e permite a interatividade com os alunos, que fazem perguntas e tiram dúvidas, diz a gerente-geral do Doutores da Construção, Katia Matias. O Rio Grande do Sul tem 34 lojas que participam da plataforma.

O perfil predominante de alunos que buscam os cursos é de profissionais com alguma experiência, mas que não encontram tempo para ampliar conhecimentos ou mesmo para reciclar técnicas. Os profissionais que estão no mercado há bastante tempo sentem necessidade de conhecer novas técnicas incorporadas à construção e corrigir vícios, explica ela. “A indústria lança novidades todos os anos”, observa. O aluno recebe certificado quando conclui um módulo e pode fazer avaliação teórica, também nas lojas. Os aprovados recebem uma carteira emitida pela Doutores, que disponibiliza seus nomes no site, onde podem ser consultados por consumidores interessados em realizar uma reforma ou obra de acordo com o CEP da localidade em que moram.

O programa é financiado com recursos das indústrias participantes e das lojas. As empresas Amanco, Astra, Sika, Schneider Electric, Phelps Dodge, Docol e Weber Quartzolit são filiadas à Doutores. As lojas integradas à plataforma contam com um programa de fidelidade. A cada compra realizada nestes locais, os profissionais acumulam pontos que podem ser trocados por produtos ou benefícios. Uma das trocas mais frequentes é de pontos por créditos de celular, conta a gerente da Doutores. “O principal objetivo é a capacitação dos profissionais”, diz ela. “Queremos que o consumidor tenha uma melhor experiência com a obra”, acrescenta. As lojas ganham com a fidelização dos clientes e as indústrias divulgam sua marca de forma positiva, analisa.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais