Varejo tem aumento nas vendas de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado

Lojistas relataram ao Núcleo de Pesquisa crescimento médio de 30% nas vendas destes produtos em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dias quentes de verão podem não ser de tanto agrado para os porto-alegrenses, mas para quem trabalha em segmentos específicos do comércio, como lojas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, as altas temperaturas são muito bem-vindas. É isso o que indica o último estudo do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. O levantamento constatou que as vendas de ventiladores e ares-condicionados aumentaram em 64,5% dos estabelecimentos neste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, ainda que 80,6% deles não estejam realizando promoções nesta linha de produtos. Segundo o estudo, o crescimento médio foi de 20% para a venda de ventiladores e de 36% para aparelhos de ar-condicionado, totalizando aumento aproximado de 30% na comercialização desses dois tipos de produtos.

Segundo os entrevistados, a procura maior dos consumidores tem sido pelos seguintes itens: ventilador portátil (66,7%), split (20,5%), ventilador de teto (10,3%) e ar-condicionado portátil (2,6%). O preço médio do ventilador mais vendido neste verão é de R$ 112 e do ar-condicionado é de R$ 1.500. E para os próximos meses da estação, 48,8% dos lojistas acreditam que as vendas ainda podem aumentar em 26%.

Veja também

    Noticias

    Orientação quanto ao funcionamento do comércio lojista mês de Dezembro

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    PIB 3º trimestre de 2025 e reflexos para o varejo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA encerra 2025 com foco em dados, gestão e fortalecimento do comércio

    Veja mais
    Noticias

    Checklist do PDV: o básico bem feito funciona

    Veja mais