Varejo tem participação importante no crescimento do PIB

O IBC-Br, índice do Banco Central que calcula previamente o PIB, aponta crescimento da economia depois de dois anos, com destaque para varejo e indústria

A prévia do Banco Central apontou crescimento do PIB brasileiro de 1,04% em 2017. Os números apontam para o quarto crescimento mensal consecutivo da economia nacional. Em dezembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) chegou a 1,41% em relação a novembro, quando o índice havia crescido 0,49% (depois da revisão).

O varejo nacional registou crescimento de 2% ao longo de 2017, mas sofreu retração em dezembro, com uma queda de 1,5%. Em dezembro, a atividade econômica foi puxada pela indústria, que cresceu 2,8%, e pelo setor de serviços, com alta de 1,8%. O desempenho da indústria ao longo do ano foi de expansão de 2,5%. O setor de serviços, porém, caiu 2,8% mesmo com o bom desempenho no último mês do ano.

Crescimento depois de 2 anos

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) cresceu em 2017 depois de dois anos de retração no PIB nacional. A última alta foi em 2014, quando a economia cresceu singelo 0,5%. Em 2015, o PIB diminuiu, registrando -3,55%, repetindo a dose em 2016, com retração de 3,46%.

O IBC-Br é uma prévia do resultado do PIB. Os números oficiais serão liberados pelo IBGE no dia 1º de março.

Fonte: Portal No Varejo

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais