Varejo vendeu 0,5% mais em setembro, informa o IBGE

As vendas do comércio varejista restrito subiram 0,5% no mês de setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta quarta-feira (13). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 0,30% a uma alta de 1,30%, com mediana de 0,70%.

Na comparação com setembro de 2012, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo cresceram 4,1% em setembro deste ano. Nessa comparação, as projeções variavam entre altas de 3,00% e 6,50%, com mediana de 4,50%. No acumulado do ano até setembro, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 3,9%. Nos últimos 12 meses as vendas acumulam alta de 4,8%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,7% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde queda de 1,60% a alta de 1,00%, com mediana estável.

Na comparação com setembro de 2012, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado cresceram 7,5% em setembro deste ano. Nessa comparação, as projeções variavam entre 3,80% e 10,00%, com mediana de 8,50%. Até setembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 3,6% no ano e de 4,9% nos últimos 12 meses. O IBGE ainda revisou a alta do varejo ampliado apurada para o mês de agosto deste ano. A taxa passou a ser estável, de alta de 0,6% divulgada anteriormente.

Trimestre

As vendas do comércio varejista restrito cresceram 3,2% no terceiro trimestre de 2013, na comparação com o trimestre imediatamente anterior (com ajuste). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam alta entre 2,39% e 3,80%, com mediana de 3,40%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo cresceram 5,5% em setembro deste ano. Nessa comparação, as projeções variavam entre altas de 3,92% e 6,60%, com mediana de 5,60%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas cresceram 0,2% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao segundo, com ajuste. O resultado veio abaixo do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam alta entre 0,60% e 1,80%, com mediana de 1,00%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado registraram alta de 3,2% no terceiro trimestre deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam entre 2,80% e 4,90%, com mediana de 3,80%.