Varejo virtual representa 17,1% das vendas de eletroeletrônicos

O varejo digital já representa um percentual significativo das vendas totais de algumas categorias de produto. Uma pesquisa promovida pela Conversion indica que 17,2% e 6,1% dos eletroeletrônicos e itens de informática, respectivamente, são comercializados pela internet. Os dados referem-se aos resultados apresentados pelo setor em 2012.

A importância das vendas pela internet para estes artigos cresceu nos últimos dois anos. A participação na categoria de eletroeletrônicos, que inclui eletrodomésticos, áudio e vídeo, cresceu 4,2 pontos percentuais – de 13% para 17,2% -, enquanto em informática, que abrange computadores, impressoras e outros acessórios, o aumento foi de 0,8 pontos passando de 5,3% para 6,1% em relação a 2010.
Segundo Diego Ivo, CEO da Conversion, tal crescimento é justificado pelas vantagens de preço e pela variedade de produtos para as compras feitas pela internet. “Assistimos a entrada de muitos novos players de e-commerce nos últimos anos com propostas muito atrativas para o consumidor. A próxima fase será marcada pela consolidação do setor em busca de rentabilidade” afirmou Ivo por meio de nota.

Os dados da pesquisa foram obtidos a partir do cruzamento e análise de informações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)e da Consultoria e-Bit. Outro ponto que destaca o potencial de vendas desses artigos é apurado semestralmente pelo MercadoLivre, empresa líder no segmento de e-commerce na América Latina. Ranking divulgado na última semana apontou que artigos de informática e os eletroeletrônicos ficam em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Atualmente eles perdem apenas para a venda de celulares e acessórios para veículos. Esse ranking é baseado nos 6 milhões de anunciantes únicos e os 17 milhões de clientes que adquirem produtos pelo site do MercadoLivre.

Outra explicação plausível para que o indicador apontasse os 17,1%, em especial nos eletroeletrônicos pode ser a precificação. Como o varejotenta atender o consumidor em todas as suas necessidades de compra, por vezes, as empresas preferem conceder mais descontos aos consumidores que preferem o meio on-line para as suas compras. Além disso, o consumidor é atraído pelo frete grátis e pelo prazo de entrega, por vezes mais curto que o do varejo físico.

A tendência é que esses indicadores continuem a crescer e não apenas nas categorias de informática e eletroeletrônicos, uma vez que a perspectiva para todos os nichos de atuação é que o setor atinja um faturamento de R$ 28 bilhões até o final do ano, o que representa um crescimento nominal de 25% em relação a 2012.