Veja as dicas para turbinar as vendas do seu negócio

Uma estratégia para aumentar as vendas é investir no cliente que já é fiel a marca, oferecendo produtos complementares ao que ele costuma comprar, diz Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas. Para não afungentar quem entra na loja, evite o perfil do vendedor chato, que persegue o cliente por onde ele vai. 

A queda geral do consumo tem assustado os donos do varejo. Uma estratégia para aumentar as vendas é investir no cliente que já é fiel a marca, oferecendo produtos complementares ao que ele costuma comprar, diz Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas. Para não afungentar quem entra na loja, evite o perfil do vendedor chato, que persegue o cliente por onde ele vai. 

Veja abaixo quatro dicas:

CLIENTE FIEL – Nem sempre é necessário atrair novos consumidores para aumentar as venda. Oferecer itens complementares, como sapatos e gravatas em uma loja de camisas, pode ajudar a elevar o valor médio gasto.

NO LIMITE – Nada afasta mais um clienteque um vendedor chato. Quando a pessoa entrar na loja apresente-se, ofereça ajuda e mantenha a distância. Espere ele pedir por informações e não o inunde com dados irrelevantes. 

DESEJO ATENDIDO – O consumidor sabe a diferença entre interresante e interesseiro. Quando ele pedir por um item, pegunte quais características ele procura e indique o mais adequado. Não tente empurrar o mais caro. 

SEM MEDO – Se o cliente parece em dúvida sobre a compra, não tenha receio em perguntar o que ele precisa para levar o produto. A resposta indicará uma estratégia, seja oferecer desconto ou item mais barato. 

Fonte: Folha de São Paulo

Veja também

    Noticias

    Nossos Podcasts entram em recesso e voltam com episódios inéditos em Janeiro de ...

    Veja mais
    Noticias

    Expediente especial de fim de ano do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Fim do ano: Sindilojas POA orienta lojistas sobre limites de horário

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Isenção de IR: Milhões de reais devem aquecer o varejo de Porto Alegre

    Veja mais