Vendas de Dia dos Namorados crescem para 11% dos entrevistados

Pesquisa identificou que casacos e jaquetas seguem como preferência na hora da compra. O ticket médio ficou em R$ 245

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou um levantamento para verificar os resultados do Dia dos Namorados nas lojas da Capital.

Segundo os dados obtidos em relação ao último ano, cerca de 11% dos entrevistados responderam que houve crescimento em suas vendas. O percentual de aumento dos lojistas que venderam mais no ano de 2023 ficou em 20%. Há um outro dado relevante que é o percentual de empresários que até a finalização da pesquisa ainda não haviam realizado o fechamento do balanço. Este número equivale a 25% dos respondentes.

Cerca de 35% disseram ter vendido menos e 29% venderam de forma igual em relação ao ano passado.

Para edição do Dia dos Namorados de 2023, o ticket médio ficou no valor de R$ 245,00. Acima do esperado (R$ 211,12), segundo o levantamento das intenções de compras junto aos consumidores.

A sondagem identificou também os itens mais vendidos, separados por segmento. No caso do vestuário, casacos e jaquetas (36,7%) lideraram as vendas, seguidos por blusas (16,7%) e lingerie (13,3%). Na área de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene, perfume e hidratante corporal foram os itens mais citados, com 45% cada um. Para quem optou por comprar calçado, sapato (70%), bota (50%) e tênis (20%) estão no top 3 da lista.

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre comenta o resultado. “A data não foi de vendas expressivas e a resposta para isso pode vir da chegada tardia do frio, impactando negativamente as vendas, conforme relato dos empresários”. E avaliou. “Se esta onda de frio que chegou à capital atrasasse um pouco mais, as vendas seriam mais baixas.

 

Demais resultados:

Época de maior movimento na loja?

Primeira semana de junho: 30%

No Dia dos Namorados: 28%

Na semana do Dia dos Namorados: 28%

Usou alguma estratégia para vender mais na data?

Decoração da Vitrine: 43%

Promoção: 30%

Ação nas redes sociais: 28%

Por onde a loja realizou as vendas?

Loja Física e Online: 53%

Loja Física: 47%

 

Para acessar o Infográfico completo, clique aqui.