Vendas de material de construção sobem 18% no acumulado do ano

As vendas internas de material de construção cresceram 18,1% nos sete primeiros meses do ano, ante o mesmo período de 2009, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).
Em julho, houve alta de 9,43% na comparação com o mesmo mês de 2009. Trata-se da nona elevação consecutiva, após um período de baixa nas vendas por conta da crise. Em relação com junho deste ano, houve aumento de 1,15%.
De acordo com Melvyn Fox, presidente da associação, na comparação com os primeiros sete meses de 2008 –período de forte crescimento que antecedeu a crise financeira internacional– as vendas do setor foram praticamente equivalentes, apenas 0,01% menores. “Isso mostra que o setor já deixou para trás os efeitos da crise”.

Desaceleração
Apesar dos dados positivos, a associação informa que em julho “a taxa de crescimento das vendas de materiais de construção em relação ao mesmo mês do ano passado apresentou uma redução em relação às taxas dos meses anteriores”. Em junho, por exemplo, tinha ficado em 16,34% (ante os 9,43% de julho).
“Esse resultado está de acordo com as expectativas de fechamento do ano com um crescimento de 15% sobre o resultado de 2009, pois a base de comparação, representada pelo segundo semestre do ano passado, foi mais elevada que a do primeiro semestre”, informa a Abramat em nota.

Emprego
Segundo a Abramat, o número total de funcionários da indústria de materiais de construção apresentou em crescimento de 11,7%, em relação a julho do ano passado. Na comparação com junho deste ano, a alta foi de 1,07%.
Para a entidade, o setor deverá encerrar o ano com alta de 15% nas vendas ante 2009.