Vendas de material escolar devem crescer 25% neste ano
Movimento nas lojas de material escolar é antecipado em função da Copa do Mundo
Levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre com papelarias e livrarias da Capital, na segunda semana de janeiro,…
Movimento nas lojas de material escolar é antecipado em função da Copa do Mundo
Levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre com papelarias e livrarias da Capital, na segunda semana de janeiro, revela que as lojas registram intensa movimentação neste mês. A expectativa do setor é de que haja um crescimento de cerca de 25%, na comparação com as vendas realizadas no ano passado. O principal período de compras deve ser entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro, visto que este ano o calendário estudantil é diferenciado, em função da Copa do Mundo.
Os empresários informaram que a alta no preço, cerca de 10%, em alguns produtos, deve-se à inflação e a alta do dólar. A pesquisa mostra também que os produtos mais procurados são os cadernos, seguidos de lápis e mochilas. Para os lojistas, vários fatores influenciam nas vendas de material escolar, entre eles o custo benefício dos artigos se destaca. Os itens com menor valor são os mais procurados, seguidos dos produtos ligados a personagens de desenhos animados e programas de televisão. Variedade de produtos e condições de pagamento também são fatores que influenciam positivamente as vendas.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, o momento é propício para fazer as compras escolares, pois a Copa do Mundo vai antecipar o início das aulas. “É uma boa hora para os consumidores comprarem materiais escolares, os lojistas prepararam seus estoques, assim a variedade é maior. Os clientes também terão maior tranquilidade comprando antecipadamente, e ainda têm a possibilidade de negociar com o lojista”, afirmou.