Vendas do comércio têm alta

As vendas do comércio varejista no País tiveram alta de 0,4% em outubro na comparação com setembro, com ajuste sazonal. O resultado representa desaceleração em relação ao nono mês do ano, quando subiu 1,5%. De acordo com a Boa Vista SCPC, no confronto com outubro de 2016, sem ajuste, houve crescimento de 5,6%. Porém, no acumulado de 12 meses terminados em outubro o índice caiu 1,0%, conforme o Indicador Movimento do Comércio.

Diante do cenário que inclui queda do juro básico, expansão do crédito e melhora da renda e do desemprego, a Boa Vista espera que a tendência de retomada prossiga nos próximos meses.

A categoria de supermercados, alimentos e bebidas subiu 0,4% no mês na série dessazonalizada. Sem ajuste, a variação acumulada cresceu 1,2%. O segmento de combustíveis e lubrificantes também apresentou avanço mensal de 1,2%, enquanto a taxa acumulada em 12 meses cedeu 3,2%.

Já o setor de móveis e eletrodomésticos apresentou declínio de 3,1% em outubro em relação a setembro, acumulando variação negativa de 1,5% em 12 meses.

O segmento de tecidos, vestuários e calçados registrou retração mensal de 0,3% nas vendas. Na comparação acumulada em 12 meses, houve recuo de 3,2%.

Fonte: Gaúcha ZH