Vendas do comércio varejista devem ter alta de 4,7% em 2014

O volume de vendas do comércio varejista teve queda de 0,3% em abril – a segunda queda consecutiva em 2014, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje pelo IBGE. No entanto, na comparação…

O volume de vendas do comércio varejista teve queda de 0,3% em abril – a segunda queda consecutiva em 2014, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje pelo IBGE. No entanto, na comparação anual o setor apresentou alta de 6,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.
As maiores altas ocorreram nos ramos de artigos de uso pessoal e doméstico (+16,0%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+10,1%). Já o setor que apresentou o pior desempenho em maio foi o de jornais, revistas e papelaria, com queda de 10,6% em relação a abril de 2013.

Com base nos dados, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para baixo a expectativa do volume de vendas para 2014, passando de 4,9% para 4,7%. Ao final do ano deverão se sobressair os ramos de artigos de uso pessoal e doméstico (+11,0%) e de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+7,8%). Apesar do momento ainda favorável do mercado de trabalho, a inflação dos alimentos e o encarecimento do crédito têm dificultado a recuperação do ritmo das vendas no varejo.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais