Vendas do comércio varejista subiram 9,8% em agosto deste ano

No oitavo mês de 2008, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro registrou aumento de 9,8%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A receita nominal obteve alta de 16,5% no mesmo…

No oitavo mês de 2008, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro registrou aumento de 9,8%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A receita nominal obteve alta de 16,5% no mesmo período.

Considerando os ajustes sazonais, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve alta de 1,1%, frente ao sétimo mês do ano. Já a receita nominal registrou alta de 1,2% no período.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (15), fazem parte da “Pesquisa Mensal do Comércio”, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Outras comparações
No acumulado do ano, sem os ajustes sazonais, a variação para o volume de vendas do comércio foi positiva em 10,6%. A receita nominal, por sua vez, registrou aumento de 16,4% na mesma base. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas do comércio registrou alta de 10,2% e a receita nominal, de 15,3%.

Desempenho por setor
Em agosto de 2008, em relação ao oitavo mês de 2007, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de 7,8% no volume de vendas, volta a ser responsável pela maior contribuição na taxa global do varejo (38%).

Desempenho regional e comércio ampliado
Na análise regional, a pesquisa do IBGE mostra que apenas o Amazonas, dentre as 27 unidades federativas do País, apresentou, na comparação entre agosto de 2007 e deste ano, queda no volume de vendas do varejo (-1,3%).

Entre as altas, destaque para Rondônia (23,3%), Roraima (20,9%), Paraíba (18,2%), São Paulo (13,9), Maranhão (11,9%) e Amapá (11,2%).

Por fim, o indicador do comércio varejista ampliado – que inclui os segmentos de Material de Construção e o de Veículos, Motos, Partes e Peças – registrou variação de 7% no volume de vendas e de 12,6% na receita nominal, na comparação anual.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Insights e aprendizados

    Veja mais
    Noticias

    Presidente Arcione Piva se reúne com Secretário Tiago Simon para debater futuro ...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Como reter e engajar a Geração Z foi tema de evento do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 20/04 a 25/04

    Veja mais