Vendas do Dia das Mães aumentaram 22% em relação ao ano passado

Levantamento do Sindilojas Porto Alegre indicou que os consumidores voltaram a comprar mais presencialmente, mas seguiram fazendo compras online.

Para 46% dos lojistas da Capital, as vendas do Dias das Mães de 2022 aumentaram com relação a 2021. Este é um dos resultados levantados por um balanço feito pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre. A sondagem foi realizada até o início da tarde desta segunda-feira, 9 de maio. Ainda de acordo com a pesquisa, o percentual de aumento nas vendas foi de 22%, com um ticket médio de R$ 245.Os consumidores aproveitaram a baixa nos casos de Covid para sair às compras pessoalmente, mas não deixaram de comprar online. As lojas que se prepararam para vender nos pontos de venda físico e virtuais se saíram bem: 52% dos lojistas contam que venderam tanto presencialmente quanto pelos canais digitais.A aderência ao PIX pelo consumidor porto-alegrense já se mostra cada vez mais consolidada: 54,5% das vendas online foram feitas usando esse meio de pagamento, que foi lançado há um ano e meio pelo Banco Central.Outra ferramenta que ganhou a preferência do consumidor foi o Whatsapp: 49,1% das vendas online foram feitas usando o aplicativo de bate-papo.O período de maior movimento no comércio da Capital foi durante a semana do Dia das Mães, sinalizado por 52% dos lojistas, seguida véspera, com 36% das respostas. Os produtos mais vendidos, por segmento, foram: Vestuário:Blusas – 50%Casacos/jaquetas – 35,7%Pijamas – 28,6%Conjuntos de moletom – 14,3% Cosméticos, perfumaria e produtos de higiene:Maquiagens – 53,8%Perfumes – 38,5%Hidratantes – 30,8%Shampoos – 15,4% Bazar e utensílios domésticos:Canecas – 83,3%Cestas de produtos – 50%Porta-retratos – 33,3%Bijuterias – 33,3%

Confira neste link o resultado completo do levantamento.