Vendas do Dia das Mães crescerão até 5,5%

O Dia das Mães, comemorado no próximo dia 12, terá um crescimento entre 4,5% e 5,5% nas vendas em relação a 2012. A projeção é apontada pela Pesquisa Estadual de Dia das Mães 2013, realizada pela Fecomércio-RS. De acordo com a instituição, os números confirmam a data como a segunda mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal.

O gasto médio, por pessoa, deverá ser de R$ 154,29, e a quantidade média de presentes é calculada em 1,44 unidade. Entre as preferências para presentear, estão vestuário (32,4%), perfumes e cosméticos (17,5%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (10,8%) e calçados (10,6%). O levantamento ouviu mais de 380 pessoas nas cinco principais cidades de cada macrorregião do Rio Grande do Sul – Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Os homens projetam investir mais, em torno de R$ 194,85 (1,58 unidade), contra os até R$ 130,09 (1,36 unidade) das mulheres. A economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, aponta três razões para a perspectiva: a renda mais elevada dos homens, o fato de eles associarem o preço à qualidade e a pressa deles na hora das compras. “Os homens gastam mais e compram presentes mais caros”, afirma.

A intenção de compra varia de acordo com a renda mensal familiar. O gasto médio da classe alta (renda per capita acima de R$ 1.019,00) deverá ser de R$ 224,84. Já a classe baixa (renda de até R$ 291,00) e a classe média (renda de R$ 291,00 a R$ 1.019,00) devem gastar, respectivamente, R$ 125,08 e R$ 131,52 – diferença de apenas R$ 6,44. Para Patrícia, os números atestam um potencial de consumo muito semelhante entre as duas faixas.

Quanto ao pagamento, 77,9% dos entrevistados pretende comprar à vista. Entre a classe baixa, o percentual é de 86,6%. “Em princípio, a pesquisa mostra que as pessoas pouparam para realizar as compras”, resume Patrícia. Já entre os que optam por parcelar, 56,5% têm o objetivo de quitar a compra em até três vezes.

A pesquisa da Fecomércio-RS também contempla a forma de celebração da data. Do total de pessoas ouvidas, 58,4% vão proporcionar ou participar de um evento especial para homenagear as mães. Desses, 82,6% farão o encontro em casa. Contudo, o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, José de Jesus Santos, considera a data a de maior movimento nos restaurantes durante todo o ano. “É uma oportunidade para homenagear as mães e reunir a família, nada melhor que seja em um bom restaurante”, acredita.

Santos recomenda, inclusive, que as pessoas liguem para o restaurante escolhido para saber sobre o funcionamento. “Alguns não trabalham com reservas, outros reservam até determinado horário. É bom se organizar para não ter que ficar esperando”, alerta.