Vendas do Dia dos Pais na capital ultrapassam R$ 200 milhões
Apesar do cenário desafiador, movimentação financeira e ticket médio superaram a expectativa para a data
As vendas de Dia dos Pais na capital gaúcha superaram a movimentação financeira estimada para a data, injetando mais de R$ 200 milhões no comércio porto-alegrense. Segundo pesquisa de Resultado de Vendas realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, também houve aumento no ticket médio, que chegou a R$ 509, superando a expectativa de intenção de compras que estimava média de R$ 250.
Já em relação ao volume de vendas, para quase 60% dos lojistas o movimento aumentou ou se manteve em relação ao ano passado. Esse cenário é consideravelmente positivo, tendo em vista que o Dia dos Pais de 2024 foi fortemente influenciado pelas reposições das perdas da enchente, das doações e dos auxílios governamentais, além do consumo reprimido das datas comemorativas anteriores.
Ainda assim, 53% dos varejistas porto-alegrenses afirmaram que suas expectativas de faturamento para a data foram atingidas, um pequeno aumento em relação aos 51% de 2024. Entre os lojistas que apontaram aumento nas vendas, a principal justificativa é o investimento em estratégias diferenciadas, como promoções e descontos, além da procura do cliente por itens mais caros.
A pesquisa ainda revela leve redução no pagamento parcelado no cartão de crédito (68%) e aumento na opção por modalidades à vista, como débito (19%) e pix (5%). Essa alteração é positiva para o lojista, que possui mais caixa imediato, e para o consumidor, que evita dividas de maior prazo.
O Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, destaca a importância do resultado de vendas do Dia dos Pais apesar do cenário econômico desafiador. “O Dia dos Pais mostrou mais uma vez a força e a resiliência do nosso comércio. Ver que a maioria dos lojistas conseguiu manter ou aumentar as vendas é motivo de satisfação, e muito melhor é ver que a maioria teve suas expectativas atendidas. Isso é fruto de muito trabalho, promoções bem planejadas e criatividade para atrair o cliente, seja na loja física ou no online. O varejo de Porto Alegre segue firme, se adaptando e mostrando que, com estratégia e dedicação, é possível transformar cautela em bons resultados”, declara.
Confira mais dados da pesquisa abaixo:
Quando foi o período de maior movimento na loja?
Na segunda quinzena de julho – 2%
Na primeira quinzena de agosto – 5%
Na semana do Dia dos Pais – 34%
Na véspera (9 de agosto) – 57%
No Dia dos Pais (10 de agosto) – 2%
Por qual canal online mais vendeu?
WhastApp – 70%
Site da loja – 22,9%
Instagram – 7,1%
Produtos mais vendidos por segmento:
Vestuário – Jaqueta/Roupão
Calçados – Tênis
Eletrônicos – Celular/TV
Cosméticos – Perfumes
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