Vendas do varejo crescem 2,5% em setembro, revela MasterCard Advisors

O SpendingPulse, relatório de vendas totais do varejo da MasterCard Advisors, apontou um crescimento de 2,5% em setembro de 2014, comparado ao mesmo período do ano anterior. Devido ao fato do feriado de 7 de setembro ter caído em um domingo, o mês teve um domingo a menos e um dia útil a mais quando comparado ao ano passado, o que contribuiu para níveis de crescimento mais discretos.

O crescimento médio do terceiro trimestre foi de 2,4%. Para o indicador de vendas totais do varejo, o número ficou bem abaixo da taxa de crescimento de 4,1% , observada no segundo trimestre. Três setores excederam o crescimento global de varejo: artigos farmacêuticos, de uso pessoal e combustíveis; enquanto vestuário, supermercados, móveis/eletrônicos e materiais de construção apresentaram uma defasagem no índice.

Apesar desse panorama, o Índice de Confiança do Consumidor da FGV apresentou um ligeiro crescimento de 0,7% em setembro, na série com ajuste sazonal, apontando uma aparente estabilização do patamar, que mostra queda desde o final do ano passado. O endividamento das famílias ainda é estável, mas em níveis elevados, enquanto a taxa de inadimplência também se manteve em um nível estável (4,4% em agosto/2014). O ambiente econômico continua a ser desafiador, com uma taxa de inflação que excedeu, nos últimos 12 meses, a meta superior do Banco Central.

Ao analisar os últimos resultados, a vice-presidente sênior e diretora de Market Insights da MasterCard Advisors, Sarah Quinlan, afirmou que “o ambiente ainda prevê desafios. Desse modo, observamos um alto nível de incerteza e prevemos volatilidade dos gastos nos próximos meses”.