Vendas do varejo sobem 1,4% em julho no Brasil, informa IBGE

Taxa de variação das vendas do comércio varejista subiu nos últimos meses

As vendas do comércio varejista do País subiram 1,4% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado, que esperavam uma alta entre 0,30% e 1,60%, e superou a mediana projetada, de 1,03%.

Na comparação com julho do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 7,1% em julho deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de uma alta de 4,90% a 8,10%, com mediana de 6,60%. Até julho, as vendas do setor acumulam altas de 7,3% no ano e de 8,5% nos últimos 12 meses.

O IBGE também revisou a taxa de variação das vendas do comércio varejista em junho, na comparação com o mês anterior. O aumento do volume de vendas foi recalculado de 0,2% para 0,3%. Também houve revisão nas vendas de maio ante abril, que passaram de uma variação de 0,7% para 0,8%, e na taxa de abril ante março, que saiu de -0,2% para -0,1%.

A receita nominal do comércio varejista subiu 1,6% em julho, na comparação com junho, também na série com ajuste sazonal. Em relação a julho de 2010, a alta na receita foi de 12,5%, segundo apurou o IBGE.

No acumulado do ano, a receita nominal do comércio cresceu 12,3% e, nos 12 meses encerrados em julho, 13,2%. A média móvel trimestral ficou em 1,1% no trimestre encerrado em julho.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais