Vendas do varejo superam expectativas e apresentam alta de 7,9% em setembro

SÃO PAULO – As vendas do varejo no mês de setembro apresentaram crescimento de 7,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado supera ligeiramente a expectativa inicial, que era de…

SÃO PAULO – As vendas do varejo no mês de setembro apresentaram crescimento de 7,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado supera ligeiramente a expectativa inicial, que era de alta de 7,4%. Os dados fazem parte do IAV (Índice Antecedente de Vendas), divulgado nesta segunda-feira (25) pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

Setores

Na análise entre os setores do varejo, bens duráveis – como material de construção, móveis, eletrodomésticos e informática – foram destaque em setembro, com as maiores taxas de crescimento, superiores a 10%. Os setores de bens semi-duráveis – como vestuário e livraria – apresentaram vendas dentro da média, enquanto os setores de bens não-duráveis – alimentação fora do lar, super e hipermercados e farmácias – apresentaram as menores taxas, inferiores à média do varejo.

Conjuntura atual

O resultado apresentado no período pode ser explicado pela atual conjuntura econômica. Em agosto, a taxa de juros ao consumidor final foi de 39,9%, a menor média mensal registrada pelo Banco Central, e a taxa de desemprego medida pelo IBGE foi de 6,7%. Além dessas razões, a confiança do consumidor também apresentou índice recorde, a maior já verificada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) desde setembro de 2005. As condições dos determinantes de consumo justificam o crescimento ocorrido nos segmentos do varejo. Com a melhora das condições de crédito e com o consumidor mais confiante, o setor de bens duráveis acabou beneficiando-se, na comparação com um ano fraco de vendas.

Expectativa

Para o último trimestre de 2010, os dados indicam um cenário otimista. Em outubro, a previsão é de que as vendas atinjam uma taxa de crescimento de 7,7% em relação a igual mês do ano anterior. Em novembro, este número sobe para 7,9% e volta aos 7,7% para o último mês de 2010. De acordo com o IAV, a média de vendas do comércio neste ano será de 7,1%, a maior da série histórica, pois as taxas registradas em 2008 e 2009 foram 3,9% e 3,6%, respectivamente.

Sobre o IAV

O IAV consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV, com o intuito de alcançar expectativas para os próximos meses. A metodologia consiste na ponderação dos números fornecidos pelas empresas de acordo com o porte e, assim, alcançar indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Ele permite, ainda, uma visualização do comportamento do mercado esperado para um período futuro de até três meses.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lan...

    Veja mais