Vendas na Black Friday devem crescer 9% neste ano

Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com lojistas de rua da Capital indica a projeção de crescimento das vendas da Black Friday neste ano.

Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com lojistas de rua da Capital indica a projeção de crescimento das vendas da Black Friday neste ano. Segundo os empresários pesquisados, as negociações serão cerca de 9% maiores do que as registradas no mesmo período do ano passado, resultado de um incremento no volume de produtos vendidos e no crescimento do ticket médio, que chegará a R$ 612,00.

“A Black Friday está caindo no gosto do consumidor, prova disso é o otimismo dos lojistas para as vendas e a projeção de que ele irá estender as promoções, já que 35,8% deles indicaram que irão prolongar os descontos da data, mesmo após o dia 24 de novembro. Este dia de descontos é uma oportunidade para os varejistas venderem produtos a preços mais baixos e para o consumidor antecipar compras, especialmente aquelas que seriam realizadas para o Natal”, indica o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

A pesquisa também mostrou que quem mais consome na data é a classe C da população, que realiza 58,4% das compras. Em contrapartida, a classe A compra apenas 1,0% das ofertas da Black Friday. A média dos descontos nos produtos, segundo os lojistas, é de 34%. Confira algumas projeções de valores dos produtos na Black Friday, considerando essa média de descontos:

  • TV LED 32’’ – de R$ 1.139,99 por R$ 752,39
  • Celular – de R$ 1269,00 por R$ 837,54
  • Tênis – de R$ 250,00 por R$ 165,00
  • Jaqueta – de R$ 299,90 por R$ 197,34

Esta edição da Black Friday apresenta também uma surpresa em relação ao perfil do comprador. Segundo a percepção dos lojistas pesquisados, a faixa etária que mais realiza compras no dia 24 de novembro no comércio da Capital é a de 36 a 45 anos, com 42,9% das negociações. Quem possui entre 18 e 24 anos compra na data apenas 1,0% dos produtos oferecidos com desconto nas lojas de rua da cidade.

Outro dado importante da pesquisa mostrou a forma de pagamento preferida dos consumidores para a data. Na Black Friday, cartão de crédito parcelado (41,7%) se aproximou do pagamento à vista em dinheiro ou cartão de débito, que registraram 46,1% das respostas dos entrevistados.

No comércio de rua, os produtos mais vendidos serão roupas (14,7%), calçados (7,0%), televisores (5,4%), celulares (3,1%) e móveis (2,3%).

 

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença em formatura do 11° BPM

    Veja mais
    Noticias

    Direção do Sindilojas Poa recebe políticos em sua última reunião no ano

    Veja mais
    Noticias

    Obra no Quadrilátero Central será paralisado para as festas de fim de ano

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais