Vendas no comércio crescem quase 11% em 2010

As vendas do comércio varejista cresceram 10,9% em 2010, o melhor resultado desde 2001. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgadas nesta terça-feira…

As vendas do comércio varejista cresceram 10,9% em 2010, o melhor resultado desde 2001. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgadas nesta terça-feira (14). Para a Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), o crescimento pode ser explicado pelos incentivos econômicos oferecidos pelo governo durante o ano passado, um ano ainda considerado de recuperação da economia.

Dentre outros fatores, o índice de desemprego caiu, pressionando os salários para cima, e a oferta de crédito foi estimulada com a queda das taxas de juros. Desta forma, cresceu a massa de consumidores, que se mostravam otimistas quanto à estabilidade econômica, gastando mais do que poupando. A classe C emergiu no mercado, passando a adquirir itens aos quais não tinha acesso anteriormente.

Para 2011, se espera um ano com crescimento mais contido. “Saímos de um ano excelente para um ano que será bom, mas o aumento da Taxa Básica de Juros, já sinalizado pelo Banco Central, que irá incidir diretamente na oferta de crédito e prazo de pagamento, deve marcar 2011 como um ano moderado no que diz respeito ao crescimento de vendas”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/, Zildo De Marchi. Para ele, um trunfo para o setor continuar crescendo é o conhecimento do mercado. “Pesquisar quem é o consumidor e saber conquistá-lo fará a diferença.”

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lan...

    Veja mais