Vendas no comércio crescem quase 11% em 2010

As vendas do comércio varejista cresceram 10,9% em 2010, o melhor resultado desde 2001. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgadas nesta terça-feira…

As vendas do comércio varejista cresceram 10,9% em 2010, o melhor resultado desde 2001. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgadas nesta terça-feira (14). Para a Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), o crescimento pode ser explicado pelos incentivos econômicos oferecidos pelo governo durante o ano passado, um ano ainda considerado de recuperação da economia.

Dentre outros fatores, o índice de desemprego caiu, pressionando os salários para cima, e a oferta de crédito foi estimulada com a queda das taxas de juros. Desta forma, cresceu a massa de consumidores, que se mostravam otimistas quanto à estabilidade econômica, gastando mais do que poupando. A classe C emergiu no mercado, passando a adquirir itens aos quais não tinha acesso anteriormente.

Para 2011, se espera um ano com crescimento mais contido. “Saímos de um ano excelente para um ano que será bom, mas o aumento da Taxa Básica de Juros, já sinalizado pelo Banco Central, que irá incidir diretamente na oferta de crédito e prazo de pagamento, deve marcar 2011 como um ano moderado no que diz respeito ao crescimento de vendas”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/, Zildo De Marchi. Para ele, um trunfo para o setor continuar crescendo é o conhecimento do mercado. “Pesquisar quem é o consumidor e saber conquistá-lo fará a diferença.”

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais