Vendas no varejo crescem 0,5% em junho, aponta IBGE

Depois de terem ficado estáveis em maio, as vendas do comércio varejista cresceram 0,5% em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O aumento foi puxado pelos segmentos de combustíveis e…

Depois de terem ficado estáveis em maio, as vendas do comércio varejista cresceram 0,5% em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O aumento foi puxado pelos segmentos de combustíveis e lubrificantes, artigos de uso pessoal e domésticos e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria. Entre janeiro e junho, o volume de vendas acumula alta de 3%, e nos últimos 12 meses, 5,5%. Já a receita nominal apresenta taxa positiva pelo 13% mês consecutivo, com alta de 0,9%.

A desaceleração da inflação, que passou de 0,55% em abril para 0,37% em maio e chegou a 0,26% em junho, favoreceu o desempenho do comércio. Como a trajetória de queda dos preços se manteve em julho, com o menor índice registrado desde julho de 2010 (0,03%), a expectativa é que as vendas cresçam no segundo semestre. Para agosto, segundo o Boletim Focus, do Banco Central, as projeções dos economistas são, em média, de aumento de 0,29% – o que representaria uma redução em relação aos 0,41% verificados ao mesmo mês de 2012.

Em maio, apenas quatro dos dez grupos pesquisados tiveram aumento no volume de vendas, na comparação com abril: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,9%); combustíveis e lubrificantes (0,6%); móveis e eletrodomésticos (0,4%); veículos e motos, partes e peças (0,4%). Para analistas, a estabilidade do mercado de trabalho e as vendas do Dia das Mães ajudaram a segurar o resultado.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre faz visita à Prefeita em exercício

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Evento do Sindilojas POA inspira lojistas a fazer diferente

    Veja mais
    Noticias

    Lojistas devem firmar acordo coletivo para funcionamento no feriado do Dia da Cons...

    Veja mais
    Noticias

    Comércio de Porto Alegre poderá abrir no feriado de 15 de novembro

    Veja mais