Vendas no varejo crescem 0,5% em junho, aponta IBGE

Depois de terem ficado estáveis em maio, as vendas do comércio varejista cresceram 0,5% em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O aumento foi puxado pelos segmentos de combustíveis e…

Depois de terem ficado estáveis em maio, as vendas do comércio varejista cresceram 0,5% em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O aumento foi puxado pelos segmentos de combustíveis e lubrificantes, artigos de uso pessoal e domésticos e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria. Entre janeiro e junho, o volume de vendas acumula alta de 3%, e nos últimos 12 meses, 5,5%. Já a receita nominal apresenta taxa positiva pelo 13% mês consecutivo, com alta de 0,9%.

A desaceleração da inflação, que passou de 0,55% em abril para 0,37% em maio e chegou a 0,26% em junho, favoreceu o desempenho do comércio. Como a trajetória de queda dos preços se manteve em julho, com o menor índice registrado desde julho de 2010 (0,03%), a expectativa é que as vendas cresçam no segundo semestre. Para agosto, segundo o Boletim Focus, do Banco Central, as projeções dos economistas são, em média, de aumento de 0,29% – o que representaria uma redução em relação aos 0,41% verificados ao mesmo mês de 2012.

Em maio, apenas quatro dos dez grupos pesquisados tiveram aumento no volume de vendas, na comparação com abril: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,9%); combustíveis e lubrificantes (0,6%); móveis e eletrodomésticos (0,4%); veículos e motos, partes e peças (0,4%). Para analistas, a estabilidade do mercado de trabalho e as vendas do Dia das Mães ajudaram a segurar o resultado.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais