Vendas no varejo crescem 0,5% em junho, aponta IBGE
Depois de terem ficado estáveis em maio, as vendas do comércio varejista cresceram 0,5% em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O aumento foi puxado pelos segmentos de combustíveis e…
Depois de terem ficado estáveis em maio, as vendas do comércio varejista cresceram 0,5% em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O aumento foi puxado pelos segmentos de combustíveis e lubrificantes, artigos de uso pessoal e domésticos e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria. Entre janeiro e junho, o volume de vendas acumula alta de 3%, e nos últimos 12 meses, 5,5%. Já a receita nominal apresenta taxa positiva pelo 13% mês consecutivo, com alta de 0,9%.
A desaceleração da inflação, que passou de 0,55% em abril para 0,37% em maio e chegou a 0,26% em junho, favoreceu o desempenho do comércio. Como a trajetória de queda dos preços se manteve em julho, com o menor índice registrado desde julho de 2010 (0,03%), a expectativa é que as vendas cresçam no segundo semestre. Para agosto, segundo o Boletim Focus, do Banco Central, as projeções dos economistas são, em média, de aumento de 0,29% – o que representaria uma redução em relação aos 0,41% verificados ao mesmo mês de 2012.
Em maio, apenas quatro dos dez grupos pesquisados tiveram aumento no volume de vendas, na comparação com abril: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,9%); combustíveis e lubrificantes (0,6%); móveis e eletrodomésticos (0,4%); veículos e motos, partes e peças (0,4%). Para analistas, a estabilidade do mercado de trabalho e as vendas do Dia das Mães ajudaram a segurar o resultado.