Vendas no varejo cresceram 5,8% em 2009

O movimento do comércio varejista nacional cresceu 5,8% em 2009 – o menor percentual desde 2004, em grande parte por causa da retração nas vendas provocada pela crise econômica mundial -, de acordo com o…

O movimento do comércio varejista nacional cresceu 5,8% em 2009 – o menor percentual desde 2004, em grande parte por causa da retração nas vendas provocada pela crise econômica mundial -, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade de Comércio.

O segmento de móveis, eletrodomésticos e informática registrou elevação de 12,8%. Os setores de tecidos, vestuário, calçados e assessórios e de veículos, motos e peças cresceram 7,9%. Tiveram queda as áreas de combustíveis e lubrificantes (-2,0%) e material de construção (-13,7%). Segundo a Serasa Experian, o bom desempenho do comércio no segundo semestre de 2009 não foi suficiente para recuperar as perdas decorrentes dos efeitos da crise econômica internacional. Em dezembro, a taxa do movimento do comércio vajerista cresceu 2,4%, em comparação a novembro. Esse resultado foi puxado pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, que teve alta de 3,3% ante o mês anterior. Também colaboraram com o desempenho do mês passado os segmentos de veículos, motos e peças (2,8%) e material de construção (2,9%). Comparado ao mês de dezembro de 2008, o crescimento do varejo no mês passado foi de 10,8%. Os destaques foram os segmentos de veículos, motos e peças (+ 22,9%; tecidos, vestuário, calçados e assessórios (+ 22,2%); e móveis, eletroeletrônicos e informática (+ 20,6%).

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais