Vendas no varejo em setembro aumentam 0,4%, aponta IBGE

SÃO PAULO – As vendas do comércio varejista registraram crescimento no nono mês do ano, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de…

SÃO PAULO – As vendas do comércio varejista registraram crescimento no nono mês do ano, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o estudo, o aumento das comercializações foi de 0,4% frente a agosto e de 11,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Com o resultado mensal, o setor completa cinco meses consecutivos de taxas positivas nas vendas.

Por segmento

Dentre os segmentos que foram destaques naquele mês estão Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, cujo aumento das vendas foi de 5,6% na comparação com agosto e de 28,5% frente a setembro de 2009. O grupo Outros artigos de uso pessoal e doméstico registrou avanço nas vendas de 2,8%, frente ao mês imediatamente anterior. Na comparação anual, houve aumento de 15,8% nos negócios. Por sua vez, os Móveis e eletrodomésticos elevaram em 1,1% as vendas no mês de setembro. Frente ao mesmo período do ano passado, houve alta de 14,4%. Combustíveis e lubrificantes, com alta mensal de 1%, e anual de 10,3% fechou a lista dos setores com boas vendas no mês. Em contrapartida, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram queda de 1,2% no mês. Frente setembro do ano passado, o quadro foi positivo, de 11,6%. Livros, jornais e revistas foi outro segmento que se destacou negativamente no período, com recuo de 0,7% ante agosto. Na comparação anual houve alta de 9,7%. Tecidos, vestuário e calçados (-0,2%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%) completaram a lista dos segmentos em queda. De acordo com o IBGE, nos primeiros nove meses do ano, o volume de vendas do comércio varejista ficou 11,8% maior que o registrado no mesmo período de 2009. Nos últimos 12 meses, a variação foi de 10,7%. Considerando a receita nominal, em setembro o comércio varejista registrou aumento de 15,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 0,9% frente a agosto. No ano, a receita apresentou incremento de 14,4% e, nos últimos 12 meses, de 13,7%.

Comércio Ampliado

O indicador do comércio varejista ampliado – que inclui os segmentos de Material de Construção e o de Veículos, Motos, Partes e Peças – registrou alta de 5,9% no volume de vendas e de 9,2% na receita nominal em setembro, frente ao mesmo período de 2009. No caso do segmento de Veículos e motos, partes e peças, as vendas desse segmento caíram 4%. Já o grupo Material de Construção apresentou acréscimo de 16,8% na relação com setembro do ano passado.

Análise regional

Na análise regional, a pesquisa do IBGE mostra que todas as Unidades da Federação tiveram resultados positivos na comparação com setembro de 2009. Os destaques ficaram com: Tocantins (76,8%); Roraima (46,4%); Paraíba (28,5%); Rondônia (28,2%) e Maranhão (24,1%). Quanto à participação na composição da taxa, destaques para São Paulo (10,7%); Rio de Janeiro (13,0%); Minas Gerais (12,8%); Rio Grande do Sul (13,6%) e Paraná (11,5%).

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais