Vendas no varejo sobem pelo sétimo mês consecutivo

As vendas do comércio varejista subiram 1,1% em novembro ante outubro do ano passado, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a sétima…

As vendas do comércio varejista subiram 1,1% em novembro ante outubro do ano passado, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a sétima alta consecutiva no setor. O resultado ficou no teto do intervalo das estimativas dos analistas, que esperavam variação entre recuo de 0,50% e avanço de 1,10%.

Na comparação com novembro de 2009, as vendas do varejo apresentaram alta de 9,9%. Até novembro de 2010, as vendas do setor acumulam alta de 11% no ano e de 10,8% em 12 meses.

Entre as atividades que registraram alta no volume de vendas estão equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (10,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (6,6%), móveis e eletrodomésticos (2,4%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%), material de construção (0,8%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%), veículos e motos, partes e peças (0,2%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%).

Segundo o instituto, de outubro para novembro ocorreram quedas no volume de vendas em tecidos, vestuário e calçados (baixa de 3,6%) e combustíveis e lubrificantes (recuo de 0,3%).

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista subiu 0,5% no trimestre encerrado em novembro do ano passado ante o terminado em outubro, segundo o IBGE. Em outubro, a variação do indicador de média móvel trimestral também foi positiva, de 0,8%.

Ainda conforme o IBGE, a receita nominal do comércio varejista subiu 1,2% em novembro ante outubro do ano passado. Na comparação com novembro de 2009, a receita nominal das vendas do varejo cresceu 14,8% em novembro de 2010. Até novembro do ano passado, a receita do comércio varejista acumula alta de 14,4% no ano e de 14,1% nos últimos 12 meses.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais