Vendas on-line tiveram deflação nos preços de 1,99% em outubro

Os produtos comercializados pela internet tiveram, no mês de outubro, uma variação negativa de 1,99% no e-flation (Índice de Inflação na Internet). Conforme a divulgação feita pela Provar, pela Felisoni & Associados e pela e-bit, a maior queda de preços foi contabilizada pela categoria “Cine e Fotos”, que variou negativamente em 4,98%.

Para a realização do levantamento mensal são avaliadas as lojas virtuais preferidas pelos internautas, conforme apurado na pesquisa de Intenção de Compra na Internet. A cesta de produtos por categoria é composta a partir das listas contendo os “campeões de vendas” nos sites pesquisados. Com isso, os principais sites para o e-commerce mostraram deflação em seis categorias, com destaque para -3,47% em “Eletroeletrônicos”; -1,86% em “Telefonia e Celulares”; -1,14% na categoria “Livros”.

No sentido contrário, mostraram aceleração de preços os itens de “Perfumes e Cosméticos”, com 1,93%; “Eletroportáteis”, com 1,88%; “CDs e DVDs”, com 1,34%; e “Brinquedos”, com 0,49%. No acumulado do ano, sete das dez categorias pesquisadas apresentaram variação positiva nos preços.

Conforme a e-bit, a ligeira deflação apurada para outubro foi influenciada por variações negativas, principalmente, em Telefonia e Celulares, “categoria que se caracteriza pela agressividade em lançamentos e em promoções”.