“Vender é promover o sucesso de alguém”
A busca constante pela inovação e o conhecimento em inteligência artificial deve fazer parte da rotina do setor varejista, conforme tema abordado em palestra realizada hoje na 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo.
Em duas apresentações dinâmicas, que trouxeram para a plateia o cenário de como está sendo o novo comportamento de consumo no mundo híbrido, ficou claro que a busca constante pela inovação e o conhecimento em inteligência artificial deve fazer parte da rotina do setor varejista. O Diretor de Novos Negócios, Gustavo Schifino e o sócio e CPO de Digital Softwares, Tiago de Mello, ambos da Linx/Stone, participaram da 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre e realizada na FIERGS.
Schifino iniciou a palestra afirmando que “vender é promover o sucesso de alguém”. Ele acredita também que “o que nos trouxe até aqui não é suficiente para nos levar adiante”, pois a busca pela inovação e o constante aperfeiçoamento em inteligência artificial deve ser uma obrigação para que o empresário não fique defasado.
A geração Z é citada pelo Schifino como a nova protagonista, que se preocupa com o planeta e se importa em qual será o impacto do produto no meio ambiente. “Esta geração é autêntica, rápida e sensível aos preços. Devemos substituir alguém que consome (destrói) por alguém que usufrui”, contextualizou. Segundo ele, no mundo híbrido, tudo o que se imaginar automatizado, personalizado e digitalizado, já está acontecendo em algum local. “Nós somos os ascensoristas da era moderna”, afirmou.
A inteligência artificial pode oferecer diversos “insights” em relação aos desafios globais da humanidade, pode transformar as relações humanas e criar novas oportunidades de negócios. Em relação à distribuição do comércio eletrônico, este permanece de forma desigual, com percentuais de 45,3% na China, 28,1% na Indonésia e 35,9% no Reino Unido. Porém, há um crescimento constante na América Latina, tendo o Brasil 12,3% e, segundo Tiago de Mello, o país deverá ultrapassar, até mesmo, os EUA (15%) nos próximos anos. Ele apresentou, também, alguns exemplos da importância em se ter estratégias de vendas integradas no físico e no digital. A loja Petz tem 86% das compras feitas pelos canais digitais com retirada na loja ou entregues em casa pelo centro de distribuição. Outro dado interessante é que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de irem às compras.
No quesito satisfação dos clientes, 90% deles estão dispostos a compartilhar dados se a experiência de compra for satisfatória e 77% dos consumidores esperam interações personalizadas, enquanto que 76% ficam frustrados quando isso não acontece. Já, conforme Tiago de Mello, a importância do físico-digital fica comprovada quando 38% dos clientes que vão retirar seu pedido de compra online na loja física compram algum outro produto presencialmente e que 82% das compras no varejo são influenciadas pelo ambiente digital.
Sobre a FBV
A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.