“Vender é promover o sucesso de alguém”

A busca constante pela inovação e o conhecimento em inteligência artificial deve fazer parte da rotina do setor varejista, conforme tema abordado em palestra realizada hoje na 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo.

Crédito: Larry Silva

Em duas apresentações dinâmicas, que trouxeram para a plateia o cenário de como está sendo o novo comportamento de consumo no mundo híbrido, ficou claro que a busca constante pela inovação e o conhecimento em inteligência artificial deve fazer parte da rotina do setor varejista. O Diretor de Novos Negócios, Gustavo Schifino e o sócio e CPO de Digital Softwares, Tiago de Mello, ambos da Linx/Stone, participaram da 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre e realizada na FIERGS.

Schifino iniciou a palestra afirmando que “vender é promover o sucesso de alguém”. Ele acredita também que “o que nos trouxe até aqui não é suficiente para nos levar adiante”, pois a busca pela inovação e o constante aperfeiçoamento em inteligência artificial deve ser uma obrigação para que o empresário não fique defasado.

A geração Z é citada pelo Schifino como a nova protagonista, que se preocupa com o planeta e se importa em qual será o impacto do produto no meio ambiente.  “Esta geração é autêntica, rápida e sensível aos preços. Devemos substituir alguém que consome (destrói) por alguém que usufrui”, contextualizou. Segundo ele, no mundo híbrido, tudo o que se imaginar automatizado, personalizado e digitalizado, já está acontecendo em algum local. “Nós somos os ascensoristas da era moderna”, afirmou.

A inteligência artificial pode oferecer diversos “insights” em relação aos desafios globais da humanidade, pode transformar as relações humanas e criar novas oportunidades de negócios. Em relação à distribuição do comércio eletrônico, este permanece de forma desigual, com percentuais de 45,3% na China, 28,1% na Indonésia e 35,9% no Reino Unido. Porém, há um crescimento constante na América Latina, tendo o Brasil 12,3% e, segundo Tiago de Mello, o país deverá ultrapassar, até mesmo, os EUA (15%) nos próximos anos. Ele apresentou, também, alguns exemplos da importância em se ter estratégias de vendas integradas no físico e no digital. A loja Petz tem 86% das compras feitas pelos canais digitais com retirada na loja ou entregues em casa pelo centro de distribuição. Outro dado interessante é que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de irem às compras.

No quesito satisfação dos clientes, 90% deles estão dispostos a compartilhar dados se a experiência de compra for satisfatória e 77% dos consumidores esperam interações personalizadas, enquanto que 76% ficam frustrados quando isso não acontece. Já, conforme Tiago de Mello, a importância do físico-digital fica comprovada quando 38% dos clientes que vão retirar seu pedido de compra online na loja física compram algum outro produto presencialmente e que 82% das compras no varejo são influenciadas pelo ambiente digital.

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.