Vitrines prontas para 12 de junho

A proximidade do Dia dos Namorados anima não só os enamorados, mas o comércio. São cada vez mais numerosas as vitrines com apelos românticos. Esse desempenho mais positivo de vendas nesta época tem sido sentida pelo setor, embora não haja ainda pesquisa quantitativa disponível.

Para o presidente do Sindilojas/Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, a percepção no segmento lojista é de que hoje o Dia dos Namorados já é a terceira data mais importante do calendário de vendas. A expectativa é de crescimento entre 8% e 10%, nesta edição. “Há uma singularidade que não podemos deixar de lembrar: é uma data para o casal, ou seja, são dois presentes e isso multiplica as vendas”, enfatizou o dirigente. Sielichow destacou que a data, no Rio Grande do Sul, tem a questão climática como mais um componente importante no calendário da comercialização. “A chegada do frio também contribui para que os lojistas vendam mais produtos da estação que, normalmente, têm maior valor agregado”, assinalou.

Conforme ainda acrescentou o presidente do Sindilojas, os setores que devem obter as melhores performances são os de confecções, de perfumaria, joias, relógios e telefonia. Para incentivar o segmento, o Sindilojas tem feito workshops e palestras motivacionais dirigidas a lojistas e vendedores. Sielichow explica que o mais importante é procurar montar uma estratégia que seja ligada ao segmento de produto de cada associado. “O mais importante é a garantia de que o namorado ou a namorada não vão ficar sem o presente, pois as lojas estão preparadas com modalidades de crédito que estão disponíveis com bons patamares de juros e em quase todos os segmentos”, observou.

Embora não acredite em um grande incentivo devido à Copa do Mundo, que vai começar no dia anterior à comemoração, Sielichow avaliou que o segmento de confecções e calçados pode ter, sim, um ganho com o evento mundial. Os motéis da cidade estão preparando surpresas, mas os casais devem se antecipar para fazer as suas reservas, já que o dia 12 de junho é a data de maior movimento nos motéis em todo o ano. Também para o dia 12 de junho está previsto o show de Roberto Carlos, que fará a sua apresentação no Gigantinho.