Você conhece o novo consumidor?

As gerações Y e Z vão tomar o mercado e o varejo precisa estar preparado para criar relacionamento

Estamos nos aproximando do momento de uma importante transição. As gerações Y e Z vão começar a…

As gerações Y e Z vão tomar o mercado e o varejo precisa estar preparado para criar relacionamento

Estamos nos aproximando do momento de uma importante transição. As gerações Y e Z vão começar a tomar o mercado e o varejista precisa estar preparado, porque esse novo consumidor chega com uma sensação preocupante: o sentimento de exaustão.

O “VIII Fórum ABA trade” foi promovido, recentemente, pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em São Paulo, para discutir como trabalhar o shopper marketing por meio de uma gestão estruturada e traçar um perfil do novo consumidor.

De acordo com Jacques Meir, Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão, o valor está nas relações. “O novo consumidor está buscando novas formas de relacionamento, que sejam mais velozes, diretos e em rede”, afirmou. “Eles estão super conectados: geram, compartilham e recomendam conteúdo constantemente. E isso proporciona novas formas de agir, pensar e trabalhar”, complementa.

O varejo precisa aprimorar a capacidade de gerar vínculos e conexões, porque, segundo Meir a sociedade hoje está passando da fase do “eu” para o “nós”, menos posse e mais acesso. “O varejista precisa analisar se quer conquistar consumidores ou fãs”, disse.

Para ter sucesso, os esforços precisam ser feitos em conjunto (varejo e indústria), e devem se adaptar às exigências do novo consumidor, fazendo o básico bem feito. “Produto hoje é avatar de serviço. É isso que o consumidor quer e é isso que o varejo precisa oferecer”, finaliza Meir.

Segundo a Vice-Presidente do Comitê de Trade & Shopper Marketing da ABA, Renata Toscano, a parceria entre indústria e varejo é fundamental para o bom andamento dos negócios. “Unir conhecimento e compartilhar informação é importante para traçar melhores estratégias de vendas”, afirmou. Renata recomendou que seja feito um trabalho bem elaborado de sazonalidade no varejo. “O calendário sazonal oferece muitas oportunidades de vendas e deve ser pensado por canais e região, liderado pela área de trade em parceria com o marketing e a área de vendas da empresa”, complementou.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais