Você é um bom ouvinte? Característica é fundamental no ambiente de trabalho!
Quem nunca passou pela seguinte situação: em uma dinâmica em grupo, ficou tão apreensivo com o que teria que dizer sobre si mesmo que nem prestou atenção ao que os demais colegas disseram sobre eles? Pois…
Quem nunca passou pela seguinte situação: em uma dinâmica em grupo, ficou tão apreensivo com o que teria que dizer sobre si mesmo que nem prestou atenção ao que os demais colegas disseram sobre eles? Pois saiba que ser um mau ouvinte não é um problema só seu. Muitos profissionais do mercado de trabalho agem desta maneira.
A atitude pode prejudicá-lo no mundo corporativo, uma vez que a comunicação feita de maneira eficiente é essencial para o desenvolvimento das atividades no trabalho. “”””Comunicar com assertividade é a base das relações bem-sucedidas, algo que deve ser observado no cotidiano””””, afirmou a consultora de carreira Suyen Miranda.
“”””Pense o quanto é complicado viver num ambiente no qual você não consegue ser efetivamente compreendido. Agora, pense em viver num local onde todos compreender o seu sistema de símbolos. Muito mais fácil””””, disse a consultora, ressaltando a importância de uma comunicação clara, com bons ouvintes.
O que impede as pessoas de ouvirem?
O Prof. Menegatti, autor do livro “”””Talento é fazer coisas comuns de forma extraordinária””””, da editora Impetus, pesquisou o que impede um profissional de ouvir os demais. A conclusão foi: ele está esperando para falar, está cansado ou com pressa, está pensando em outro assunto ou pensa que sabe o que o outro vai dizer.
De acordo com ele, a grande falha para as pessoas não se tornarem boas ouvintes vem do ensino escolar, que enfatiza o aprendizado da leitura e da escrita. “”””O treinamento para ouvir vinha por forma de advertência. Ingressamos no mercado de trabalho lendo, escrevendo bem, sendo que a necessidade do mercado hoje é três vezes maior de bons ouvintes do que de bons escritores ou leitores””””, diz Menegatti no livro.
Dada a importância de aprender a ouvir, o professor indica algumas técnicas para ser um bom ouvinte:
Manter um bom contato visual, acenando com a cabeça sempre que possível;
-Prestar atenção não só ao que é dito, mas também em como é dito;
-Interpretar o que as mensagens não verbais querem dizer;
-Fazer um resumo do que ouvimos, para checar se entendeu a mensagem corretamente.