Você é um bom ouvinte? Característica é fundamental no ambiente de trabalho!

Quem nunca passou pela seguinte situação: em uma dinâmica em grupo, ficou tão apreensivo com o que teria que dizer sobre si mesmo que nem prestou atenção ao que os demais colegas disseram sobre eles? Pois…

Quem nunca passou pela seguinte situação: em uma dinâmica em grupo, ficou tão apreensivo com o que teria que dizer sobre si mesmo que nem prestou atenção ao que os demais colegas disseram sobre eles? Pois saiba que ser um mau ouvinte não é um problema só seu. Muitos profissionais do mercado de trabalho agem desta maneira.

A atitude pode prejudicá-lo no mundo corporativo, uma vez que a comunicação feita de maneira eficiente é essencial para o desenvolvimento das atividades no trabalho. “”””Comunicar com assertividade é a base das relações bem-sucedidas, algo que deve ser observado no cotidiano””””, afirmou a consultora de carreira Suyen Miranda.

“”””Pense o quanto é complicado viver num ambiente no qual você não consegue ser efetivamente compreendido. Agora, pense em viver num local onde todos compreender o seu sistema de símbolos. Muito mais fácil””””, disse a consultora, ressaltando a importância de uma comunicação clara, com bons ouvintes.

O que impede as pessoas de ouvirem?
O Prof. Menegatti, autor do livro “”””Talento é fazer coisas comuns de forma extraordinária””””, da editora Impetus, pesquisou o que impede um profissional de ouvir os demais. A conclusão foi: ele está esperando para falar, está cansado ou com pressa, está pensando em outro assunto ou pensa que sabe o que o outro vai dizer.

De acordo com ele, a grande falha para as pessoas não se tornarem boas ouvintes vem do ensino escolar, que enfatiza o aprendizado da leitura e da escrita. “”””O treinamento para ouvir vinha por forma de advertência. Ingressamos no mercado de trabalho lendo, escrevendo bem, sendo que a necessidade do mercado hoje é três vezes maior de bons ouvintes do que de bons escritores ou leitores””””, diz Menegatti no livro.

Dada a importância de aprender a ouvir, o professor indica algumas técnicas para ser um bom ouvinte:
Manter um bom contato visual, acenando com a cabeça sempre que possível;

-Prestar atenção não só ao que é dito, mas também em como é dito;
-Interpretar o que as mensagens não verbais querem dizer;
-Fazer um resumo do que ouvimos, para checar se entendeu a mensagem corretamente.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais