Você sabe a importância do Trade Marketing?

Confira a entrevista com César Dura, especialista no tema

O Trade Marketing é uma estratégia de marketing com o intuito de maximizar vendas a partir do posicionamento de mercadorias nos pontos de venda. O especialista no assunto, César Duro, explica a importância do Trade Marketing para o setor e destaca que o foco precisa estar no cliente em entrevista para a última a Revista Conexão Varejo.

Segundo ele, toda a estratégia de Trade tem como base o entendimento do cliente e é o consumidor quem define o jogo, o sucesso ou o insucesso de um negócio ou produto. “O crescimento do varejo digital, por exemplo, causa uma dúvida em muitos lojistas sobre se esse modelo vai, no futuro, acabar com o negócio dele. O que a gente mostra com o Trade é que não. Isso porque, ao colocarmos o cliente no centro da decisão, começamos a entender que o que precisamos é entregar soluções para esse consumidor”, destaca.

Para o especialista, o Trade se propõe a colocar o cliente no centro da decisão por meio da análise detalhada da jornada de consumo, das “dores” que o consumidor precisa resolver e das soluções que ele busca com aquele produto, para, assim, modelar todo o mix, a exposição, o merchandising, a precificação, a segmentação etc.

Conforme ele, o Trade Marketing se propõe a fazer uma análise mais segmentada que, muitas vezes, pode gerar ganhos como, por exemplo, uma redução do mix disponível na loja. “O varejista que não emprega essa lógica na sua decisão de compra e de venda acaba trabalhando com muito mais itens do que realmente precisaria, então ele pode ter problemas de estoque, de itens que não giram, mobilizando muito do capital do negócio em produtos que não vão trazer rentabilidade”, destaca. Para César Duro, quando se aplica o Trade Marketing dentro da estratégia da operação é possível até mesmo se reposicionar do ponto de vista de portfólio.

Confira a entrevista na íntegra na Conexão Varejo clicando aqui.