Você tem DNA de empreendedor?

Para suportar os altos e baixos da jornada do fundador de empresa, é preciso trabalhar algumas características

Apesar do glamour associado a ser empreendedor, o caminho de fundar e liderar um negócio não é fácil. Empreendedores necessariamente passarão por perdas e ganhos, por lutas e sucessos. A dúvida é se você tem o DNA para ultrapassar esses desafios ou se tem vontade de voltar a ser empregado no primeiro fracasso. “E, sinceramente, não há nada errada nisso. Empreendedorismo não é para todo mundo”, afirma Brian D. Evans, empreendedor serial e mentor de startups, no site da Entrepreneur. Ele listou cinco indicadores que apontam se esse duro caminho é para você.

1. Você não gosta de aprender sem experiência prática
“A grande maioria dos empreendedores aprende ao fazer algo efetivamente” diz Evans. É por isso que, segundo ele, existem muitas histórias de empreendedores de sucesso que deixaram a faculdade. Isso aconteceu porque eles sentiam que não estavam aprendendo nada com as falas de um professor. Em resumo: “A necessidade de sujar as mãos é uma característica crucial dos empreendedores”.

2. Você é pacientemente impaciente
Crianças de espírito empreendedor muitas vezes ganham o rótulo de “impacientes”. Elas não conseguem ficar paradas. Mas, conforme ficam mais velhas, desenvolve a habilidade que Evans chama de ser “pacientemente impaciente”. Elas não querem diminuir a velocidade – nem devem. Mas são muito boas em esperar a hora certa para puxar o gatilho em algumas decisões. “Se você tem essa característica, está no lugar certo”, diz.

3. Você não aceita “não” como resposta
Evans ressalta que existe uma diferença entre ser persistente de um jeito chato e ser persistente com humildade. As pessoas que ouvem “não” e se negam a ouvir um feedback útil são sonhadores grandiosos, e não realistas. Mas aqueles que levam um “não” e param para ouvir, aprender, se adaptar e continuar andando para a frente têm um dom para a persistência.

4. Você gosta de ser dono do seu trabalho
Uma das grandes razões que levam as pessoas de espírito empreendedor a não gostar de ambientes corporativos é não se sentirem “donos” do próprio trabalho. Ou elas não têm liberdade para criar ou têm tantos controles e processos que não conseguem fazer nada de fato. “Ser empreendedor é duro, mas a possibilidade de dominar o seu trabalho é a verdadeira recompensa, diz Evans.

5. Você não quer dinheiro, quer liberdade
As suas intenções ditam o seu caminho. “Você precisa saber quais são as suas motivações e objetivos, senão vai buscar as coisas erradas e acabar em algum lugar que não o faça feliz”, afirma Evans. Para ele, os verdadeiros empreendedores buscam a liberdade – um conceito que tem significado subjetivo. É mais um estilo de vida do que um pacote de benefícios ou um bônus no final do ano.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais