Voos diretos decolam da Capital

Além das tradicionais ligações para Buenos Aires e Montevidéu, Porto Alegre entra no roteiro de novos voos internacionais. A Copa Airlines já começou a vender passagens para a Cidade do Panamá – uma opção de conexão para América Central e Estados Unidos –, e a TAP aguarda a autorização da rota Porto Alegre-Lisboa.

O crescimento do mercado de aviação brasileiro acima de 10% ao ano anima os projetos de companhias estrangeiras. Outro atrativo da capital gaúcha é a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho. Quando tiver 3,2 mil metros de extensão, permitirá a operação de aviões maiores, ou mesmo possibilitando o transporte de maior volume de carga.

Anunciado em janeiro, o voo da TAP para Lisboa teve o pedido de autorização na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encaminhado em 28 de fevereiro. Conforme o órgão regulador, a liberação de solicitações desse tipo demora 30 dias.

A análise é feita pelas áreas envolvidas, como Infraero (espaço no aeroporto), controle aéreo (Aeronáutica), Polícia Federal e Receita Federal. O voo para a capital portuguesa deve começar em 12 de junho. Ainda sem a autorização, a TAP não informa as tarifas.

A Copa Airlines já tem confirmada a decolagem do primeiro voo para a Cidade do Panamá em 15 de junho. As passagens estão à venda – no site da companhia, em agências e operadoras.

A empresa aérea pretende atrair passageiros interessados em outros destinos. O aeroporto da capital panamenha é o terminal de conexões da Copa para países centro e norte-americanos, além do Caribe. A nova linha é apresentada como opção de voo optando pela conexão no Panamá em vez de em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

A salvadorenha Taca opera no Salgado Filho com três voos semanais para Lima, no Peru. Devido ao bom resultado da operação, lançada no fim de 2009, estuda a implantação de novas frequências. Apenas 30% dos passageiros permanecem em Lima. O restante segue para outros destinos na América do Sul e Central, além dos Estados Unidos.