Yeda se antecipa à FEE e diz que RS cresce 7,8%

Tratando o assunto como o “fato mais relevante” do seu mandato, a governadora Yeda Crusius anunciou ontem que a economia gaúcha crescerá 7,8% em 2010. O índice, que mede a soma das riquezas geradas pelo…

Tratando o assunto como o “fato mais relevante” do seu mandato, a governadora Yeda Crusius anunciou ontem que a economia gaúcha crescerá 7,8% em 2010. O índice, que mede a soma das riquezas geradas pelo Estado em um ano, é o maior da década e deve ser superior ao desempenho da economia brasileira.

O valor bruto adicionado à economia foi de R$ 218,8 bilhões, segundo os dados apurados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) – resultado de um desempenho acima da média do agronegócio e do setor industrial. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que capta a renda média de cada habitante do Estado em um ano, ficou em R$ 20,2 mil. No ano passado, a economia gaúcha havia encolhido 0,8% sobre o índice de 2008. – É o fato mais relevante destes quatros anos (de governo). Associado com a menor taxa de desemprego do país, o crescimento de 7,8% deve ser saudado porque afeta a vida das pessoas. E afeta para melhor – avaliou Yeda.

Os números fazem parte de uma prévia que tradicionalmente é informada pela FEE em relação ao desempenho dos setores econômicos do Estado. Yeda divulgou o desempenho antes do anúncio oficial, marcado pela fundação para a próxima terça-feira. Ela recebeu a informação sobre o índice do secretário de Planejamento, José Alfredo Parode.

Surpreso, o presidente da FEE, Adelar Fochezatto, disse que informou o número ao secretário sem a intenção de torná-lo público neste momento: – Fiquei numa sinuca de bico. Agora, talvez seja necessário antecipar a divulgação oficial dos resultados.

Fochezatto não quis antecipar mais dados sobre o levantamento da FEE, mas confirmou que os desempenhos da agricultura e da indústria foram determinantes para o índice positivo apurado pela fundação. Segundo o economista, a taxa de crescimento da economia gaúcha será maior do que a brasileira por alguns décimos. Ontem, o levantamento preliminar do Banco Central apontou crescimento de 7,3% para a economia brasileira em 2010.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais