O cuidado com os colaboradores e o exemplo do líder são atitudes para alcançar sucesso nos negócios, segundo Pedro Janot

Com um auditório lotado, Pedro Janot enfatizou, durante a palestra realizada na Feira Brasileira do Varejo, a Febravar, que o cuidado com o público interno – funcionários – e o exemplo de um líder são…

Com um auditório lotado, Pedro Janot enfatizou, durante a palestra realizada na Feira Brasileira do Varejo, a Febravar, que o cuidado com o público interno – funcionários – e o exemplo de um líder são fundamentais para a garantia de um negócio de sucesso. “O exemplo é a ferramenta mais importante da educação”, ressaltou. Em relação ao líder, Janot o caracterizou como o grande servidor. “Ele é quem ajuda a fazer a transferência da cultura da empresa. E mais do que nunca, liderar pelo exemplo. Não dá para o gerente chegar na empresa e ir direto para a sua sala. É preciso estar junto com os funcionários”.

O especialista deu o exemplo de que muitas empresas crescem e esquecem da essência de como eram quando começaram o negócio. E um fator que faz com que isso aconteça é a tecnologia. “Não sou contra a tecnologia, mas com ela as empresas acabam se afastando das suas origens, esquecendo das coisas mais simples. Tecnologia tem que ajudar os varejistas a vender e não tirar o foco do que é essencial, como os valores de uma empresa”, explicou.

O executivo citou o exemplo das lojas Zara, onde trabalhou por mais de uma década, e cresceu com baixo investimento em tecnologia. “A comunicação entre as pessoas é mais importante que a tecnologia. Esse é um complemento para colaborar com o contato entre os colaboradores”, enfatizou.

De acordo com o executivo, os lojistas não podem deixar de estar junto com a sua equipe, pois são eles que sabem tudo de bom e de ruim que está acontecendo no estabelecimento. “Pergunte primeiro para eles como andam as coisas e, depois, faça um filtro com o gerente”, disse.
Janot também ressaltou que a cultura organizacional, que consiste no conjunto de hábitos e crenças dos criadores do negócio, necessita ser passada e trabalhada junto aos colaboradores. “A cultura vira o alicerce para uma liderança e uma boa gestão”.
O CEO da Contravento passou 4 pontos importantes e que precisam ser levados em conta. O produto, pois sem ele não existe o negócio; pessoas engajadas; saber administrar os processos da empresa e a gestão de cultura.

Depois da palestra, Janot participou do painel “O papel do líder na gestão corporativa”, com a participação do diretor da Fnac Porto Alegre, Marcos Ludovici, da diretora de Recursos Humanos da Lojas Renner, Clarice Costa, e como mediador, o diretor comercial do Jornal Correio do Povo, João Müller.

A participação da diretora de Recursos Humanos das Lojas Renner, Clarice Costa, corroborou e afirmou a importância da cultura empresarial. “A fortaleza de uma empresa é a cultura. Por isso, é de suma importância o papel da liderança de divulgar esses valores que, talvez nunca foram escritos”, enfatizou Clarice.

Já o diretor da Fnac Porto Alegre, Marcos Ludovici, fez referência sobre importância do cuidado com os colaboradores. “Temos que tratar bem nossos colaboradores, pois segundo estudos, a primeira parte atingida no cérebro, ao receber uma informação, é o sentimento. Por isso, precisamos tratar bem e cuidar dos nossos funcionários”, finalizou.

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