Como escolher um ponto comercial para sua franquia

Saber como escolher o ponto comercial para uma franquia é o primeiro passo para a criação de um negócio de sucesso nesse tipo de negócio.

A importância da escolha do ponto comercial para uma franquia é…

Saber como escolher o ponto comercial para uma franquia é o primeiro passo para a criação de um negócio de sucesso nesse tipo de negócio.

A importância da escolha do ponto comercial para uma franquia é tão grande que alguns franqueadores, como a Havaianas, oferecem suporte personalizado nessa etapa do negócio.

Com essa ajuda, o empreendedor poderá minimizar o risco envolvido nesse tipo de negócio e também, contando com a experiência do franqueador, aumentar o potencial do negócio e reduzir o prazo de retorno do investimento.

O melhor ponto comercial para instalação de uma franquia é aquele que ofereça o máximo possível em termos de visibilidade da marca atraindo um bom volume de público de forma a geral vendas que viabilizem o negócio.

O que determina a escolha do ponto comercial para uma franquia

Para garantir o sucesso da sua franquia existem alguns pontos que são determinantes e por isso, vamos analisar mais detalhadamente para que você não perca o foco em nenhum deles.

Perfil do público

O primeiro ponto a ser analisado é o perfil do público que circula pelo local. o trânsito no local escolhido é composto pelo público-alvo do negócio que você pretende montar?

É interessante que você identifique seus hábitos de consumo, a motivação para estarem naquele local e quais são os horários de maior movimento.

Visibilidade e acesso ao local

No comércio ou na prestação de serviços, a visibilidade do negócio é tudo. or isso, se você está querendo saber como escolher um ponto comercial para sua franquia, coloque este item como uma de suas prioridades.

Verifique a capacidade de exposição do local escolhido assim como a distância em que o ponto comercial é visto e percebido, como esquinas e outros pontos estratégicos.

Área de estacionamento

Esse é outro ponto fundamental para quem está em busca do local ideal para a instalação de uma franquia. Em alguns modelos de negócio, como franquias de lavanderia e alimentação, a existência de uma área de estacionamento é um requisito básico para o sucesso do negócio.

Vizinhança do ponto

Um dos pontos mais importantes do manual sobre como escolher um ponto comercial para sua franquia é a análise da vizinhança. Avalie os negócios que estão instalados na vizinhança, e o grau de competição que eles podem representar.

Essa questão pode ser fundamental no potencial de crescimento. É importante avaliar se a concorrência será prejudicial o positiva para o seu negócio. Muitas vezes a competição até ajuda.

Acessibilidade para clientes especiais

Um grande diferencial no segmento de franquias pode ser a questão da acessibilidade para clientes portadores de necessidades especiais. É importante para a construção de uma marca respeitada demonstrar esse tipo de preocupação.

Em muitos países, essa é uma exigência legal, mas no Brasil, enquanto isso não acontece, transforme essa questão em diferencial para seu negócio.

Legislação específica

Na hora de escolher a melhor localização para o ponto comercial onde instalará sua franquia, informe-se junto à prefeitura da sua cidade sobre a legislação referente ao local, principalmente em relação a possíveis impedimentos comerciais.

Viabilidade financeira

Na hora de escolher o ponto comercial da franquia verifique se os custos de locação e a luva que você provavelmente irá pagar se encaixam em seu orçamento e possibilitam o retorno do investimento no prazo idealizado no seu projeto.

A escolha do ponto comercial certo para sua franquia é fundamental para o sucesso do seu empreendimento, portanto muita atenção nessa etapa do projeto e boa sorte. Agora que você já sabe como escolher um ponto comercial para sua franquia, vamos sair em busca.

Veja também

    Noticias

    Evento da Fecomércio RS apresenta cenários econômicos para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub: um destaque da inovação em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Crescimento de 0,4% em outubro: segue a recuperação do varejo no país

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Mercado de usados ganha força no RS: guia orienta tratamento fiscal e tributário...

    Veja mais