Pesquisa aponta os cinco tipos de presenteadores para o Dia das Mães

Uma pesquisa para o Dia das Mães realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre apontou que os gaúchos podem ser divididos em cinco categorias na hora de escolher o presente: o prático (50%), o planejado (21%), o afetivo (13%), o projetivo (13%) e o vaquinha (3%).

Os práticos são os que compram querendo acertar, com muita conveniência e sem se incomodar com uma possível troca. Neste grupo, os homens são ligeiramente a maioria e grande parte deles pretendem comprar o presente na semana ou na véspera da data. Costumam dar roupas, calçados, acessórios e livros.

Já os planejados pensam muito antes de presentear porque querem acertar em cheio. Mulheres aparecem como a maioria e têm como hábito dar eletrônicos, perfumaria e móveis. Devem gastar mais de R$ 200 com a lembrança.

Os afetivos pensam em comprar um presente que tenha um significado muito especial. As mulheres novamente são a maioria, com idades predominantes entre 18 e 24 anos e acima dos 50. Pretendem gastar até R$ 100 e costumam dar produtos feitos à mão.

O perfil projetivo revela as pessoas que desejam adquirir um presente que gostariam de ganhar. Neste grupo, os homens são a maioria e devem gastar mais de R$ 200 em presentes como eletroeletrônicos e joias.

E, por fim, há os que se enquadram na categoria vaquinha, ou seja, pensam em comprar um presente de maior valor e dividir o custo. Mulheres entre 25 e 35 anos são a maioria. Costumam comprar com um mês de antecedência em lojas de rua ou pela internet. Devem gastar mais de R$ 200 em eletrodomésticos ou eletrônicos.

A pesquisa realizada pelo Instituto Vitamina ouviu 300 pessoas, com mais de 18 anos, nas classes A, B, C e D.

Confira abaixo outros resultados da pesquisa.