E-commerce: lojas virtuais preparam “Black Friday de março”

Principais comércios virtuais do país vão realizar uma grande promoção no próximo mês, como forma de antecipar compras no e-commerce nacional.

Cerca de 200 lojas virtuais brasileiras vão…

Principais comércios virtuais do país vão realizar uma grande promoção no próximo mês, como forma de antecipar compras no e-commerce nacional.

Cerca de 200 lojas virtuais brasileiras vão participar, em 18 de março, de uma promoção análoga à Black Friday, que deve conceder ao consumidor descontos de até 60% e intensificar as vendas neste primeiro semestre. Trata-se do Dia do Consumidor Brasil, que entrará na segunda edição e tem previsão de alcançar um faturamento de R$ 278,3 milhões.

Se confirmado, o valor representará um avanço de 60% sobre os R$ 174 milhões faturados no ano passado. Esperam-se 630 mil pedidos, com um valor médio de R$ 437 cada um – em 2014, houve menos pedidos (460 mil) e o gasto individual foi menor (R$ 376). O crescimento é esperado porque, agora, há mais lojistas envolvidos – os principais varejistas do país devem participar – e a preparação da promoção foi iniciada com mais antecedência.

“A ideia é justamente criar uma ‘Black Friday do primeiro semestre’”, diz Rodrigo Borer, CEO do Buscapé Company, que organiza a promoção. Ele explica que a concepção do evento partiu dos próprios varejistas, que sentiram necessidade de criar uma ocasião para movimentar o mercado no início do ano. “A primeira data relevante para o comércio virtual é o Dia das Mães, que só acontece em maio”.

Borer acrescenta que os descontos oferecidos variam conforme o segmento e a loja. “Um iPhone 5s com 8% de desconto é um ótimo negócio, pois o preço desse telefone varia muito pouco. Já no ramo de casa e decoração, o desconto, para ser atrativo, precisa passar de 40%”. A estimativa de descontos de até 60% foi elaborada com base nas ofertas feitas no ano passado. Deve haver grande volume de produtos em exposição nas áreas de eletrodomésticos e eletrônicos, mas a promoção será variada, englobando itens de diversos gênero.

Promoções sazonais como esta, segundo Borer, buscam modificar o cronograma de comprar do consumidor, fazendo com que, diante da possibilidade de receber desconto, ele antecipe a aquisição de um bem que já pretendia obter. A expectativa é de que a data cresça e se consolide, a exemplo do que tem ocorrido com a Black Friday, realizada em novembro.

Nesta semana, o Buscapé começará a divulgar a promoção, que vai durar 24 horas, com início à zero hora do dia 18 de março.

Dia do Consumidor

A promoção tem como gancho a data de 15 de março, três dias antes, que é reconhecida pela ONU como Dia Mundial do Consumidor e se volta para a valorização dos direitos dos compradores.

A Black Friday, realizada há quatro anos no Brasil, foi responsável por cerca de 20% das vendas do e-commerce brasileiro no ano passado. O evento gerou R$ 1,16 bilhão em faturamento – cerca de 300% a mais que o previsto para esta edição do Dia do Consumidor Brasil.

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