Índice de Vendas do Comércio (IVC) cai 2,1% em outubro de 2014

O comércio gaúcho encerrou o mês de outubro de 2014 com uma queda real de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2013, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio…

O comércio gaúcho encerrou o mês de outubro de 2014 com uma queda real de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2013, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS e a Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O índice, divulgado nesta terça-feira (06/01), considera as sete mesorregiões do Estado e 30 municípios e pode ser acessado ao final desse texto.

O resultado negativo foi provocado pelo comportamento das vendas tanto do comércio varejista (IVV), com recuo de 2,9% quanto do comércio atacadista (IVA), que caiu 1,6% na mesma base de comparação. “Fatores como confiança do consumidor em níveis baixos, a inflação persistentemente elevada e os juros atualmente praticados continuam a apresentar grande influência sobre o comportamento das vendas do comércio varejista gaúcho”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Em outubro de 2014, das oito atividades pesquisadas no comércio atacadista, quatro apresentaram desempenho negativo em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para o ramo de produtos intermediários industriais, com redução de 19,1%. Já no comércio varejista, das nove atividades que compõem a pesquisa, cinco registraram retração na comparação com o mesmo período de 2013. O destaque negativo ocorreu no segmento de veículos, motocicletas, partes, peças e acessórios (-15,6%).

No acumulado do ano, o setor de comércio (IVC) apresentou expansão real de 0,5%, fruto do crescimento de 2,1% do comércio atacadista (IVA). O comércio varejista (IVV) teve um desempenho negativo de 1,2% na mesma base de comparação.

Em 12 meses, o IVC cresceu 1,2% influenciado pelo desempenho do comércio atacadista, que cresceu 2,6%. Na mesma base de comparação, o comércio varejista caiu 0,2%.

Em outubro de 2014 em relação a outubro de 2013, das sete mesorregiões analisadas, cinco apresentaram redução das vendas no comércio, com destaque para as regiões Sudeste Rio-Grandense (5,0%) e Nordeste Rio-Grandense (4,1%). A mesorregião Metropolitana de Porto Alegre apresentou um recuo de 1,5%.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais