86% abrem negócio sem conhecimento

Pesquisa do Conectaí, do Ibope Inteligência, mostra que aprendizado é na raça

Quando uma pessoa pensa em abrir um negócio, na verdade, ela não pensa muito, conforme verificou pesquisa realizada pelo Conectaí, comunidade online de pesquisa do Ibope Inteligência a pedido da RSA Seguros. Segundo a pesquisa, 86% dos empreendedores abriram seus negócios sem o conhecimento adequado.

Para o resultado, foram ouvidas mil pessoas que têm um negócio, pretendem ter ou tiveram um nos últimos dois anos.

O estudo apurou que 82% dos entrevistados aprenderam a gerenciar os negócios na prática.

Entre os que já têm uma empresa em atividade, que representam 49% da amostra dos pesquisados, quase a metade (47%) afirma que calculou a viabilidade do negócio sozinho, enquanto 28% buscaram informações na internet ou em revistas de negócios, 22% recorreram aos conhecimentos de uma consultoria especializada e 19% pediram conselhos para amigos e parentes.

Entre os que pretendem ter um negócio, que representam 45% dos respondentes, existe uma preocupação maior com o planejamento. Quase 60% deles dizem que devem contar com uma consultoria para avaliar esse aspecto.

Entre a parcela que já teve um negócio, e que representa 6% dos entrevistados, 60% afirmaram que fecharam suas companhias não fizeram qualquer curso de formação, negócios ou gestão.

Já entre os que continuam na ativa, 50% buscaram esse tipo de informação, enquanto 68% dos que abrirão um negócio dizem que buscarão um curso nessa área.

Outro ponto importante quando o assunto é garantir a longevidade das empresas, o seguro corporativo ainda é pouco adotado pelos pequenos negócios.

Entre os entrevistados que já possuem uma empresa, 75% afirmam não ter qualquer cobertura, apesar de 69% dos respondentes acreditarem que seguro é algo “muito importante” ou “importante”. Questionados sobre os motivos que os levam a negligenciar essa proteção, 37% admitem nunca ter pensado na necessidade, 33% acham caro e 29% acreditam que a medida não é necessária.

Veja também

    Noticias

    Em audiência pública, Sindilojas alerta que 35% dos jovens faz apostas online

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Educação: programação de abril oferece cursos para potencializar vendas

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas participa de painel sobre dinamização de centros históricos no South...

    Veja mais
    Noticias

    Pesquisa inédita do Sindilojas revela que corridas de rua impulsionam vendas em 5...

    Veja mais