86% abrem negócio sem conhecimento

Pesquisa do Conectaí, do Ibope Inteligência, mostra que aprendizado é na raça

Quando uma pessoa pensa em abrir um negócio, na verdade, ela não pensa muito, conforme verificou pesquisa realizada pelo Conectaí, comunidade online de pesquisa do Ibope Inteligência a pedido da RSA Seguros. Segundo a pesquisa, 86% dos empreendedores abriram seus negócios sem o conhecimento adequado.

Para o resultado, foram ouvidas mil pessoas que têm um negócio, pretendem ter ou tiveram um nos últimos dois anos.

O estudo apurou que 82% dos entrevistados aprenderam a gerenciar os negócios na prática.

Entre os que já têm uma empresa em atividade, que representam 49% da amostra dos pesquisados, quase a metade (47%) afirma que calculou a viabilidade do negócio sozinho, enquanto 28% buscaram informações na internet ou em revistas de negócios, 22% recorreram aos conhecimentos de uma consultoria especializada e 19% pediram conselhos para amigos e parentes.

Entre os que pretendem ter um negócio, que representam 45% dos respondentes, existe uma preocupação maior com o planejamento. Quase 60% deles dizem que devem contar com uma consultoria para avaliar esse aspecto.

Entre a parcela que já teve um negócio, e que representa 6% dos entrevistados, 60% afirmaram que fecharam suas companhias não fizeram qualquer curso de formação, negócios ou gestão.

Já entre os que continuam na ativa, 50% buscaram esse tipo de informação, enquanto 68% dos que abrirão um negócio dizem que buscarão um curso nessa área.

Outro ponto importante quando o assunto é garantir a longevidade das empresas, o seguro corporativo ainda é pouco adotado pelos pequenos negócios.

Entre os entrevistados que já possuem uma empresa, 75% afirmam não ter qualquer cobertura, apesar de 69% dos respondentes acreditarem que seguro é algo “muito importante” ou “importante”. Questionados sobre os motivos que os levam a negligenciar essa proteção, 37% admitem nunca ter pensado na necessidade, 33% acham caro e 29% acreditam que a medida não é necessária.