Norma explica fiscalização do trabalho temporário

Foi publicada instrução normativa explicando como deve funcionar a fiscalização do trabalho temporário. Portaria do Ministério do Trabalho de junho aumentou de seis para nove meses o prazo permitido para…

Foi publicada instrução normativa explicando como deve funcionar a fiscalização do trabalho temporário. Portaria do Ministério do Trabalho de junho aumentou de seis para nove meses o prazo permitido para substituição de funcionário.

Ao fiscalizar uma empresa, o auditor fiscal deverá observar:

Art. 2º Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços.

§ 1º Acréscimo extraordinário de serviços é o aumento excepcional da atividade da empresa ou de setor dela, provocado por um fato determinado e identificável.

Comentário do advogado Adriano Dutra da Silveira: Importante o alerta de que o serviço objeto, do acréscimo de serviço, seja um fato determinado e identificável. No parágrafo abaixo ficam mais clara as exceções.

§ 2º Não se consideram extraordinários os acréscimos de serviço comuns do ramo de negócio do tomador e que façam parte do risco do empreendimento, bem como os decorrentes do crescimento da empresa, da expansão de seus negócios ou da abertura de filiais.

Comentário de Silveira: O item é auto explicável e não muda nada em relação ao hoje praticado. Não podemos utilizar temporário em virtude do crescimento orgânico da empresa tomadora, que não seja oriundo de algo sazonal ou episódico. O prazo de nove meses não vale, por exemplo, para contratações do comércio em datas de aumento de vendas.

Veja também

    Noticias

    Comércio de Porto Alegre poderá abrir no feriado de 15 de novembro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas Porto Alegre promove curso estratégico “Vendendo em Tempos de Inteli...

    Veja mais
    Noticias

    Evento marca o início das celebrações de fim de ano em Porto Alegre e promete a...

    Veja mais
    Noticias

    Nota Orientativa ao Comércio: situação do incêndio no Centro Histórico

    Veja mais